Módulo II do Curso “Uso Prático dos Institutos do Novo CPC para os Tribunais de Segundo Grau” acontece nesta sexta-feira

O tema deste segundo módulo do curso ministrado na Esmat,  é “A importância da jurisprudência e dos precedentes no novo sistema processual do Poder Judiciário e regras de julgamento dos processos nos tribunais”, dessa vez, ministrado pela Mestre em Direito e Estado, pela Universidade de Brasília (UnB), Márcia Guasti Almeida.

Os servidores iniciaram o curso na última sexta dia 17 de agosto.  Nesta sexta-feira (24), entre outros conteúdos, os participantes estudam os “Princípios da segurança jurídica e da isonomia; Responsabilidade e coerência interna; A imprescindibilidade da formação de precedente; Os poderes do relator (CPC, de 2015, art. 932); A formação dos precedentes qualificados por meio do incidente de assunção de competência e do incidente de Resolução de demandas repetitivas pelos tribunais de justiça estaduais; Do Conflito de Competência nos tribunais de segundo grau (CPC, de 2015, arts. 951 a 959) e O uso da reclamação para garantir os precedentes (CPC, de 2015, art. 988)”.

A atividade objetiva esclarecer sobre o alcance e a utilidade prática dos novos institutos processuais relativos ao julgamento de processos nos tribunais e ainda reforçar o entendimento sobre aqueles já existentes, de modo a atualizar e qualificar a assessoria jurídica dos gabinetes da magistratura de segundo grau para uma mais ágil e mais eficiente apreciação das medidas judiciais cujo julgamento lhes compete.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.