Curso de Redação Oficial é realizado na Esmat

Servidores do Poder Judiciário Tocantinense, lotados nas Diretorias do Tribunal de Justiça, Corregedoria Geral, Centro de Educação Infantil e Esmat, participam do curso de Redação Oficial na sede da Escola, que teve início no dia 24 e segue até essa sexta-feira dia 28.

As aulas acontecem com o objetivo de melhorar a interpretação e elaboração de documentos oficiais (ofícios, relatórios etc.), que levem os servidores a produzir textos com clareza e precisão de ideias.

Para o servidor Valdeir Santana, “é de suma importância a oferta deste curso, pois vem ao encontro das necessidades de padronização dos documentos internos do TJTO, no que tange ao emprego das normas e regras gramaticais. A facilidade de a professora transmitir o conhecimento e as dicas por ela apresentadas têm-nos ajudado na edição dos documentos oficiais e alinhamento dos conteúdos,” ressaltou.

Realizado em duas etapas, o curso abordará na 1ª: Termos da Oração; Colocação Pronominal; Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação; Pontuação; Concordância; Regência; Redação e Elementos Gramaticais; Semântica. Na 2ª: Redação Técnica; Elementos da Comunicação; Técnicas de Redação; Normas legais; Os Atos Oficiais; Documentos Administrativos; Formato para a Diagramação das Correspondências Oficiais em Geral; Formas de Tratamento; Lembretes Importantes; Instrução Normativa nº 4, de 1992; Padrão-Ofício; Conhecendo o Texto; Técnicas de Elaboração de Relatórios e Pareceres; Palavras e Expressões com Significados Similares; Coesão Textual; Palavras que Apresentam Dificuldades; Palavras e Expressões Concorrentes e Duvidosas.

As aulas são ministradas pela professora Maria Ângela Barbosa Lopes, licenciada pela “Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR, 1975. Curso de Licenciatura em Letras – Habilitação Português/Francês e Respectivas Literaturas”. Coordenadora da área de Linguística e Língua Portuguesa – Curso de Especialização da Êxodo – Curso de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão EPGE/UNEB – União Educacional de Brasília – Palmas-TO. Revisora de textos no Gabinete do desembargador Marco Villas Boas durante 9 anos, e na Assessoria do Gabinete do Procurador Geral do Ministério Público, Clenan R. de Melo Pereira.

Fotos no Flickr Esmat, clique aqui.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.