Análise de Cenários: Técnicas e Ferramentas Analíticas Destinadas ao Gerenciamento de Incertezas

A tomada de decisão estratégica requer análise assertiva de cenários. Em um período de maiores incertezas, esta análise torna-se uma tarefa particularmente complexa. Municiar os profissionais com ferramentas analíticas para o gerenciamento de incertezas permite às empresas maior eficácia na projeção de cenários, na definição de estratégias e na tomada de decisões. Pensando nisso é que a Esmat finaliza, nesta sexta-feira (17/3), o curso Análise de Cenários, que tem como objetivos proporcionar aos participantes os conceitos e métodos para elaboração do processo prospectivo, especificamente a construção de cenários, como instrumento de exploração de futuras possibilidades; e desenvolver uma visão sistêmica de cenários de incerteza que possam impactar nas atividades desenvolvidas.

Servidores, gestores e profissionais que estão envolvidos com Planejamento Estratégico e Gestão do Judiciário Tocantinense, alinhado com o Projeto Gestão por Competência, fazem parte do grupo de participantes.

Dividido em 4 módulos, as aulas abordam: Os Pilares da Abordagem de Cenários: diagnóstico – prognóstico – estratégia; Estrutura para avaliar incertezas; Metodologia analítica de cenários e Organização e condução de uma Dinâmica de Cenários na prática. As atividades estão sendo ministradas pela mestre Armelle Nicole Anne Marie Decaup.

Currículo

Mestre em Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento (CERAM/SKEMA, França) e Mestre em Economia Aplicada (UCF, EUA). Possui experiência de 19 anos em inteligência Competitiva, Planejamento Estratégico, Pesquisa de Mercado, Marketing e Comunicação, nos EUA, Europa e América latina, em empresas multinacionais, como: IMS Health, Amadeus, Alcatel Telecomunicações, Nortel Networks e World Trade Center e em empresas em fase de internacionalização como: Serasa, Expand e Sawtek. Fundadora da DEFI Intelligence. Professora da FIA, Fundação Dom Cabral, Saint Paul, Ibramerc, e FGV. Mestre em Economia Aplicada pela University of Central Florida (EUA) e em Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento pelo CERAM (França). Instrutora especializada da InterNews.

Fotos disponíveis no Flickr Esmat


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.