Resultados preliminares do Exame Nacional dos Cartórios são publicados

Foto: Luiz Silveira/Agência CNJ

Os resultados preliminares do primeiro Exame Nacional dos Cartórios (Enac) foram divulgados nessa terça-feira (3/6), pela Fundação Getulio Vargas (FGV), responsável pela aplicação do certame. Até o momento, 2.799 candidatos(as) alcançaram a pontuação exigida para a aprovação. 

Instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a prova é pré-requisito para a inscrição em concursos públicos para as serventias extrajudiciais. Dos(as) 2.799 aprovados(as), 334 são pessoas com deficiência, 270 são negros e negras e dois, indígenas.  

Conforme o edital, a previsão é a de que o resultado final seja publicado no dia 1º de julho. Após a homologação do resultado, o CNJ vai emitir os certificados de habilitação, de forma digital, às pessoas aprovadas. O documento tem validade de seis anos. 

Confira os arquivos do concurso clicando aqui.

Enac 

O Exame Nacional dos Cartórios [Resolução nº 575 do CNJ, de 2024], coordenado pela Corregedoria Nacional de Justiça, tem o objetivo de dar maior transparência e padronizar a exigência de conhecimentos para o exercício das atividades cartorárias e de registro em todo o país. Outro intuito é fortalecer a transparência no processo de titularização dos serviços notariais e de registro.  

A prova objetiva foi aplicada em abril de 2025 e contemplou 100 questões, elaboradas de forma a privilegiar: o raciocínio e a resolução de problemas sobre registros públicos; Direito Constitucional, Administrativo, Tributário, Civil, Processual Civil, Penal, Processual Penal e Empresarial; e conhecimentos gerais. 


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.