
A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) iniciou o mês de maio com uma programação diversa e voltada ao fortalecimento da formação técnica, da cultura organizacional e da promoção de práticas inclusivas no Judiciário. Ao longo do mês, cursos, oficinas e eventos presenciais e online contemplam diferentes públicos, com abordagens contemporâneas e temáticas interdisciplinares.
Confira alguns destaques da programação:
Voltado a magistrados(as) e servidores(as) que atuam com políticas de sustentabilidade no Judiciário, o curso, a se realizar nos dias 12 e 13 de maio, com coordenação da desembargadora Ângela Prudente, tem como objetivo capacitar os(as) participantes para compreender e aplicar conceitos fundamentais relacionados às emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e às estratégias de redução adaptadas à realidade dos tribunais de justiça.
A atividade, aberta ao público, será realizada no dia 15 de maio, na modalidade híbrida, com programação concentrada no auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), a partir das 8h30, com transmissão ao vivo pela plataforma virtual da Esmat. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até no próprio dia do evento.
Com encontros nos dias 16, 22 e 23 de maio, o curso híbrido é voltado a magistrados(as) e servidores(as) que exercem cargo de gestão no Poder Judiciário, com o objetivo de capacitá-los para atuarem como líderes que promovam um ambiente de trabalho seguro, respeitoso e de alto desempenho.
Com início previsto para 26 de maio, a terceira e última turma deste semestre do curso autoinstrucional FluêncIA sobre Inteligência Artificial, apresentará conceitos, aplicações práticas e desafios éticos da IA generativa no contexto público. As inscrições estarão abertas até o dia 21 de maio e podem ser feitas por magistrados(as), servidores(as), estagiários(as), residentes jurídicos(as), servidores(as) de órgãos parceiros do Poder Judiciário Tocantinense e demais interessados(as).
Nos dias 12 e 13 de maio, a Esmat realiza a I Oficina em Proteção de Dados no Poder Judiciário, voltada exclusivamente a magistrados(as) e servidores(as) do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO). A iniciativa tem como objetivo promover e disseminar a cultura da proteção de dados pessoais no âmbito do Poder Judiciário por meio de diálogos e de atividades que proporcionem uma visão geral de todo o ecossistema de governança e regulação de dados, conferindo aos(às) seus(suas) participantes a experiência necessária para atuarem como multiplicadores(as) dessa cultura em seu ambiente de trabalho.
Com carga horária distribuída no período de 12 a 30 de maio, o curso, que será desenvolvido na modalidade EaD, objetiva capacitar os(as) participantes para a aplicação do Protocolo de Julgamento com Perspectiva de Gênero, conforme previsto na Resolução nº 492 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de 2023, promovendo uma atuação mais sensível, inclusiva e efetiva na garantia do acesso à Justiça.
De 13 a 15 de maio, o curso, que será ministrado pelo desembargador Marco Villas Boas visa capacitar os(as) participantes sobre os impactos da transformação digital no Poder Judiciário, para compreender e aplicar tecnologias emergentes — como a Inteligência Artificial, Interfaces Digitais e Sistemas Inteligentes — de forma ética, eficiente e alinhada às demandas contemporâneas da Justiça. As inscrições estarão disponíveis até o dia 12 de maio.
A capacitação tem com objetivo orientar magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário Tocantinense na aplicação das decisões do STF relacionadas aos Temas 1.234 e 6, nos processos judiciais. As atividades, que serão realizadas no período de 27 de maio a 25 de junho, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Esmat (AVA) e pela plataforma Google Meet, visam promover a efetividade das decisões em matéria de saúde e contribuir para a harmonização entre o direito à saúde e a sustentabilidade do sistema público de saúde.
Além destas, outras atividades estão programadas ao longo de maio, contemplando diferentes áreas de atuação do Judiciário. Para acompanhar a agenda completa, acesse o calendário web da Esmat ou entre no grupo de WhatsApp da Escola e receba em primeira mão os links de inscrição e demais atualizações.