TJTO e FGV assinam contrato para realização do VI Concurso da Magistratura no Tocantins

Foto: Rondinelli Ribeiro (TJTO)

“Este ato vem coroar o final da nossa gestão”, disse a presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, na noite desta terça-feira (14/01), ao firmar o contrato que celebra a parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), instituição licitada para a realização do tão aguardado 6º Concurso Público da Magistratura no Judiciário tocantinense.

15 vagas

A assinatura do termo, ocorrida no gabinete da presidência, no Palácio Rio Tocantins, em Palmas, é um importante passo. O último certame para a magistratura no TJTO aconteceu há 18 anos e, desde então, em virtude da alta demanda no fluxo de processos, acúmulo de Comarcas e a aposentadoria de magistrados(as), o Tribunal Pleno, em sessão ordinária administrativa realizada em outubro de 2023, autorizou a abertura de processo seletivo para sete vagas imediatas de Juiz(a) Substituto(a) e cadastro de reserva, podendo chegar a um total de 15 vagas.

Trabalho de muitas mãos

Além da presidente do TJTO, também assinaram o contrato a diretora-geral, Ana Carina Souto, o diretor Administrativo, Ronilson Pereira da Silva, e a diretora de Gestão de Pessoas, Márcia Mesquita. Em retrospectiva, a desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe lembrou que há dois anos, ao assumir a presidência do TJTO, o concurso para o quadro de magistrados(as) era um grande objetivo da gestão 2023/2025.

“Durante todo esse tempo, nossa equipe trabalhou diariamente. Criamos uma comissão para atuar nos estudos preliminares, atravessamos diversas fases desse processo e hoje o empenho de várias mãos fez com que nosso objetivo inicial se tornasse uma realidade. Estamos encerrando nossa gestão, colhendo frutos e sabendo que o processo está encaminhado”, disse a presidente do TJTO.

Cronograma

O VI Concurso Público para provimento de cargos de Juiz(a) de Direito Substituto(a) do Poder Judiciário do Estado do Tocantins e formação do cadastro de reserva se dividirá em cinco etapas de caráter eliminatório e classificatório. E a pessoa candidata passará por prova: objetiva seletiva; escrita discursiva e prática de sentença; sindicância da vida pregressa e investigação social, exame de sanidade física e mental, psicotécnico; prova oral; além da avaliação de títulos.

Os próximos passos até a publicação do edital já começam ainda em janeiro, de acordo com o diretor administrativo do TJTO, Ronilson Pereira da Silva. “Já na próxima terça-feira (21/01) teremos uma reunião com representantes da FGV para definição do cronograma de execução”, confirmou.

Leia também!

Pleno autoriza realização de concurso para juiz substituto do Tribunal de Justiça do Tocantins

Tribunal de Justiça finaliza termo de referência para contratação da banca do concurso para juízes substitutos


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima