Mais que um dia: TJTO promove evento que reforça a luta pela igualdade racial

Nesta segunda-feira, (16/12), o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizará um evento especial em celebração à Consciência Negra, com o tema “Consciência Negra é Mais Que Um Dia”. A iniciativa destaca a importância de reconhecer e celebrar a resistência e a luta do povo negro como uma prática cotidiana, indo além da data comemorativa.

O evento, que acontecerá no Espaço Inovassol do TJTO, contará com uma programação diversificada, voltada para reflexões sobre igualdade racial e o fortalecimento de vozes negras em diferentes espaços de poder. Com palestras, apresentações culturais e discussões relevantes, a proposta é reforçar que a luta pela igualdade racial deve ser constante e coletiva.

Palestras

Entre os destaques, está a palestra “Qualidade de Atendimento pela Perspectiva Racial”, ministrada por Jândria Maria Rodrigues dos Santos, especialista em Direito Estadual e diversidade racial. Com mais de 20 anos de atuação acadêmica e jurídica, a palestrante abordará como o atendimento nos órgãos públicos pode ser aprimorado por meio de uma visão inclusiva e respeitosa às questões raciais. A apresentação será realizada às 16h25 e promete trazer reflexões fundamentais para uma justiça mais inclusiva e humana.

Na sequência, Mariana Marinho Machado, juíza do Tribunal de Justiça do Piauí, apresentará a palestra “Representatividade de Mulheres Negras em Cargos de Poder”. Com uma trajetória notável no sistema judiciário e dedicada ao ensino e ao debate sobre questões de diversidade, a magistrada evidenciará os desafios e as conquistas das mulheres negras que ocupam espaços historicamente negados.

Apresentações

Além das palestras, o evento contará com apresentações culturais como a exposição artística do grupo Pote de Ouro Arts, a declamação de poesias pelo poeta Cassio Charles Borges e a performance musical do grupo Vozes do Ébano, que encerrará a programação, às 18h.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima