Obras do acervo pessoal do ex-prefeito Odir Rocha podem ser consultadas na Biblioteca da Esmat

Foto: Hodirley Canguçu

A Biblioteca da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) informa que as obras doadas pela senhora Dirce Noda Rocha, esposa do escritor e ex-prefeito de Palmas, já estão disponíveis para consulta. A doação, realizada no ano passado, inclui livros provenientes do acervo pessoal de Manoel Odir Rocha.

Entre as obras, destacam-se títulos raros e históricos, incluindo exemplares datados dos séculos XIX e XX, como uma edição de 1918 de Os Lusíadas, de Luís de Camões, que agora fazem parte do acervo da Biblioteca da Esmat. Devido à delicadeza desses livros, o acesso a eles é permitido apenas no local, garantindo assim sua preservação e o manuseio adequado.

Com a inclusão dessas obras, o acervo da Escola se fortalece, oferecendo à comunidade tocantinense novas oportunidades para promover a educação e expandir a pesquisa científica.

Confira a lista completa das obras disponíveis clicando aqui.

Sobre Odir Rocha

Foto: Divulgação

Manoel Odir Rocha, nascido em Araguari (MG) em 1941, foi político, médico, escritor e poeta. Atuou como prefeito de Colinas (1989–1993) e de Palmas (1997–2000), além de exercer funções importantes como secretário estadual e municipal. Também ocupou a cadeira n.º 12 da Academia Palmense de Letras e a cadeira n.º 29 da Academia Tocantinense de Letras.

Ao longo de sua vida, publicou livros como Do amor à terra (2002) e Auscultando a vida (2005), sendo amplamente reconhecido por suas contribuições culturais e políticas. Foi homenageado na 6ª edição do Salão do Livro e, em 2007, recebeu o título de Cidadão Tocantinense. Odir Rocha faleceu em 2022, aos 81 anos, após uma batalha contra o câncer.

Além das obras doadas, a Biblioteca da Esmat também possui títulos publicados pelo próprio escritor, que estão disponíveis para consulta e empréstimo. Os títulos podem ser pesquisados na biblioteca virtual do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO).

 

Biblioteca Esmat

Os novos exemplares se somam ao acervo de mais de 20 mil títulos da Biblioteca. O acesso para estudo e consulta é livre para todos(as). Apenas o empréstimo domiciliar é restrito a magistrados(as), servidores(as) e estagiários(as) do Poder Judiciário Tocantinense, e aos(às) alunos(as) de Pós-Graduação da Esmat (somente durante o período do curso).

A Biblioteca está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

Para mais informações sobre as obras disponíveis ou para consultar capítulos específicos, os(as) interessados(as) podem entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (63) 3218-4357.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima