No episódio de agosto do ESMATCast, Kézia Reis, diretora do Centro de Comunicação do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO); Adelyse Lopes, coordenadora do programa de Linguagem Simples do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT); e Roberta Maciel, cogestora do programa simplesTOC, conversaram sobre a importância da linguagem simples no contexto jurídico.
O bate papo abordou os desafios relacionados ao uso de vocabulário técnico, que muitas vezes compromete a comunicação efetiva com o público e, por consequência, dificulta o acesso à justiça. As entrevistadas enfatizaram que a adoção de uma linguagem acessível é crucial para sensibilizar e capacitar tanto os(as) profissionais do Direito quanto os(as) cidadãos(ãs).
A simplificação da comunicação é proposta como um meio de promover mais inclusão e compreensão dos processos legais, trazendo benefícios para todos(as) os(as) envolvidos(as) no sistema de justiça. O episódio está disponível no canal da Esmat no YouTube e oferece uma oportunidade valiosa de reflexão e aprendizado para profissionais da área jurídica e para o público em geral.