Justiça mais próxima: por maior integração com o 1º grau, presidente do TJTO começa por Cristalândia uma série de visitas a todas as comarcas do Estado

Foto: Divulgação

Mais próxima dos(as) cidadãos(ãs) e mais perto das unidades judiciárias do primeiro grau. Consciente do papel das comarcas no estreitamento das relações entre população e Poder Judiciário, pois funcionam como portas de entrada, por onde se inicia a maior parte dos processos analisados e julgados por um juiz, a presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, percorrerá as 36 jurisdições no Estado, a partir desta segunda-feira (12/8).   

A primeira comarca a ser visitada é a de Cristalândia, conhecida como cidade dos cristais, a 165 km de Palmas. Tal qual o cristal, que remete a transparência, solidez e qualidade, a presidente do TJTO priorizará uma comunicação transparente, sólida e de qualidade com magistrados(as), servidores(as) e colaboradores(as), durante sua passagem pelas unidades jurisdicionais do primeiro grau. 

Por isso, depois de realizar diversos projetos e ações, em cumprimento às metas da Gestão 2023/2025, e iniciar um processo de maior aproximação com o cidadão e a cidadã tocantinenses, destinatário final dos serviços do Judiciário do Tocantins, agora chegou a vez de um olhar mais de perto às comarcas.

A desembargadora Etelvina ressalta que não poderia finalizar sua gestão sem antes visitar todas as unidades judiciárias do Estado.

Por onde passar, a caravana do TJTO, liderada pela presidente, levará informações, conhecimento, bate-papo e cuidados com saúde de magistrados(as) e servidores(as). A programação das visitas sempre começará com uma roda de conversa com a desembargadora Etelvina, que na oportunidade dialogará de forma aberta e democrática com todos.

Também serão discutidos assuntos como: comunicação e imagem institucional, sistema Egesp (gestão de pessoas), Central de Processamento Eletrônico (CPE) e inovação, outro mote da gestão 2023/2025, cujo lema é: “Justiça Mais Próxima e Inovadora”. 

Magistrados(as) e servidores(as) terão ainda a oportunidade de aprender mais sobre linguagem simplificada, participando do Jogo de Linguagem Simples, além de poder se exercitar com ginástica laboral com fisioterapeutas do Centro de Saúde do TJTO.

Mais próxima do primeiro grau

Para a desembargadora presidente do TJTO, uma justiça mais próxima se faz com unidade e integração com as comarcas, por isso enfatiza a importância dessa agenda institucional para o aprimoramento do atendimento no Judiciário aos(as) tocantinenses. “É uma grande oportunidade de integração entre o Tribunal de Justiça e as unidades jurisdicionais do primeiro grau na busca por uma Justiça mais próxima dos nossos cidadão e cidadãs. Esperamos contribuir com a promoção de direitos por meio da disseminação da ideia central da nossa gestão. Estar presente nas diversas comarcas também é uma maneira de promover uma justiça mais próxima”, reforça.

Vale citar que dentre as ações já promovidas na gestão no sentido de encurtar distâncias entre o Judiciário e o(a) cidadão(ã) destacam-se a criação de Pontos de Inclusão (PID) Justiça Bem Aqui, e a adoção do uso da linguagem simples visando maior clareza a documentos publicados e materiais produzidos pelo Poder Judiciário do Tocantins.    

Programação das visitas

A programação das visitas às comarcas segue até o dia 10 de dezembro, encerrando o roteiro por Palmas. Até lá serão visitadas as comarcas de Novo Acordo (na terça-feira, 13/8), Arapoema, Colinas do Tocantins, Colméia, Guaraí, Pedro Afonso, Miranorte, Miracema, Paraíso do Tocantins, Ponte Alta, Itaguatins, Araguatins, Augustinópolis, Tocantinópolis, Ananás, Porto Nacional, Dianópolis, Itacajá, Goiatins, Araguaçu, Formoso do Araguaia, Alvorada, Paranã, Palmeirópolis, Arraias, Taguatinga, Gurupi, Peixe, Natividade, Araguacema, Filadélfia, Xambioá, Araguaína e Wanderlândia.

Devem acompanhar a presidente nas visitas os juízes auxiliares da Presidência do TJTO, Roniclay Alves de Morais e Rosa Maria Gazire Rossi, as diretoras Kézia Reis (Comunicação) e Márcia Mesquita (Gestão de Pessoas), a coordenadora de Assessoramento Jurídico da Diretoria-Geral, Roberta Martins Soares Maciel Ismael, cogestora do Programa SimplesTOC, dentre outros.

 

Agenda de visitas às comarcas

Agosto

Dia 12 -  Cristalândia

Dia 13 -  Novo Acordo

Dia 19 -  Arapoema

Dia 20 - Colinas do Tocantins

Dia 21 - Colméia

Dia 26 - Guaraí 

Dia 27 - Pedro Afonso

Dia 28 - Miranorte

Dia 29 - Miracema (inauguração do PID Xerente)

Setembro

Dia 2 - Paraíso do Tocantins

Dia 3 - Ponte Alta

Dia 9 - Itaguatins

Dia 10 - Araguatins

Dia 11 - Augustinópolis

Dia 12 - Tocantinópolis

Dia 13 - Ananás

Dia 17 - Porto Nacional

Dia 18 - Dianópolis (inauguração do PID Almas)

Dia 23 - Itacajá

Dia 24 - Goiatins

Outubro

Dia 8 - Araguaçu

Dia 9 - Formoso Do Araguaia

Dia 10 - Alvorada

Dia 11 - (inauguração PID Figueirópolis)

Dia 21 - Paranã

Dia 22 - Palmeirópolis

Dia 23 - Arraias

Dia 24 - Taguatinga

Novembro

Dia 11 - Gurupi

Dia 12 - Peixe

Dia 13 - Natividade

Dia 19 - Araguacema

Dia 25 - Filadélfia

Dia 26 - Xambioá

Dia 27 - Araguaína

Dia 28 - Wanderlândia

Dezembro
Dia 10 - Palmas

Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima