Esmat realiza Chá Literário especial, com participação de alunos(as) da Escola Padre Josimo

Foto: Hodirley Canguçu

O segundo Chá Literário da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), realizado no auditório da sede, encantou a todos(as) que participaram com debates sobre a literatura tocantinense, exposição de filmes e palestras. A cerimônia contou com a participação da bibliotecária Silvânia Olortegui; do professor Rubens Martins da Silva, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins); da diretora Maria Alice Thomaz Soares, da Escola Padre Josimo Moraes Tavares; de Dídimo Heleno Póvoa Aires, titular da coluna Judiciário do Jornal do Tocantins, apresentador da coluna CBN Justiça, na Rádio CBN Tocantins, integrante das Academias Palmense, Dianopolina e Tocantinense Maçônica de Letras; e do servidor e autor tocantinense Orion Milhomem, do TJTO.

Na abertura do evento, houve a apresentação cultural musical de poemas que se transformaram em música pelo intérprete Onassis Costa. As músicas escolhidas foram: “E agora José?, de Carlos Drummond de Andrade”, “Monte castelo, de Legião Urbana, com referência ao poema ‘Amor é fogo que arde sem se ver’, de Luís de Camões, e à Bíblia Sagrada, primeira Epístola aos Coríntios”, e “ Motivos, do cantor Fagner e poema de Cecília Meireles”.

A bibliotecária Silvânia Olortegui, servidora da Esmat e organizadora do evento, destacou o brilho nos olhos dos(as) jovens. “A gente faz esses eventos para elas verem que qualquer pessoa tem possibilidade de ir até onde quiser, o céu é o limite! As pessoas que gostam de ler podem ser o que quiserem na vida. A gente fez esse intercâmbio com a sociedade e pôde mostrar para eles um pouco do que, como servidores, podemos contribuir para com a construção deles”, afirmou.

Mostra Cinematográfica

A programação contou com o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc-Tocantins), com exibições cinematográficas. Na exibição de “Amei te ver” – dirigido por Ricardo Garcia de São Paulo, a história de amor de um garoto surdo e uma menina cega emocionou a todos. “As aventuras de Tita”, de Eduardo Padrão de Pernambuco, que retrata a questão ambiental nos biomas brasileiros, também foi um sucesso.

Palestras e Apresentações

O professor Rubens Martins da Silva, da Unitins, apresentou aos(às) participantes o seu projeto de pesquisa que busca reunir nomes e obras de autores tocantinenses. Explicou a relevância dessa sistematização, “Nós temos dois anos para executar o projeto, então queremos que este site conte com o maior número possível de escritores(as) tocantinenses, com os(as) quais vocês, professores(as) e diretores(as) das escolas, poderão trabalhar essas obras literárias”.

O servidor Orion Milhomem, do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, compartilhou sua trajetória com a poesia, e em primeira mão leu um poema do lançamento do seu terceiro livro, com o título “No embalo do coração”; ele declamou Amizade é querer bem:

Amizade é querer bem,

é poder dar atenção,

é ouvir a voz do outro

e lhe estender a mão.

Amizade é estar perto

quando não lhe sobra tempo,

é jogar conversa fora

e apreciar o momento.

Amizade é sintonia

respeitando as diferenças,

é colher boas risadas

naquelas noites intensas.

Amizade é ser leal

e se doar de forma plena,

é emprestar tudo em si

e saber que vale a pena!

Dídimo Heleno Póvoa, membro da Academia Palmense de Letras, apresentou seu entusiasmo com a leitura. “A Esmat está de parabéns por essa iniciativa, porque a leitura realmente muda a vida das pessoas”. Sua trajetória inclui estudos em Goiânia, Anápolis e também em nosso Estado, e foi pelos estudos e muita leitura que atualmente é advogado e apresentador de um programa jurídico em uma rádio da capital.

Amanda Fonseca, acadêmica de nutrição da Universidade Federal do Tocantins (UFT), ressaltou a importância de eventos como este para elucidar a admiração pelos livros e o hábito da leitura. “Penso que o evento foi muito divertido e proveitoso. Gostei das performances musicais e da leitura de poesias,” descreveu.

Sobre a Biblioteca da Esmat

A Esmat conta com Biblioteca aberta para o público externo das 12h às 18h, com ambiente climatizado e mais de 10.000 obras consultivas. Faça-nos uma visita e alimente seu(sua) leitor(a) interior em nossa sede, Q. 302 Norte, Alameda 1.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima