TJTO inaugura dia 21/3 o Centro de Inovação Inovassol: espaço para pensar em soluções criativas

Foto: Elias Oliveira (TJTO)

21 de março de 2024. Um novo marco na história dos 35 anos do Poder Judiciário do Tocantins. Com o lema: “Justiça mais próxima e inovadora”, a Gestão 2023/2025, que tem à frente a desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, inaugura o Centro de Inovação Inovassol. O espaço físico, interativo e integrativo está instalado no espelho d’água do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO).

A inauguração está prevista para as 15h30, no auditório do TJTO. Durante a programação, está prevista a exibição de um vídeo em que mostra toda a concepção do Inovassol; a apresentação do PLS — Plano de Logística Sustentável — Simplificado, com o facilitador visual Sidan Orafa; o lançamento do aplicativo TJTO BEM AQUI e o Robô Renajud, além da palestra “Inovar para as pessoas: o cidadão como foco da informação”, com Filipe Sousa Costa, do Laboratório de Inovação e Dados do Ceará (Irislab).

Novo espaço está situado no espelho d'água do TJTO

Inovassol
Resolução nº 9 de maio de 2023 instituiu a Política de Inovação no PJTO, criando o Inovassol, conforme previsão da meta 27 da Gestão 2023/2025, e pautado pela Resolução nº 395 do CNJ. A unidade é vinculada à Presidência do TJTO, integra a Rede de Inovação do Poder Judiciário Brasileiro (RenovaJud) e busca promover a cultura da inovação em busca de soluções modernas e efetivas para proporcionar melhorias na qualidade da prestação de serviços aos cidadãos e às cidadãs.

Com a ideia central focada na flor do girassol  - que simboliza calor, vitalidade e energia positiva —, o Inovassol tem os seguintes serviços: Semear (difusão da cultura da inovação), Raízes (investigação das causas dos problemas relatados pelo Poder Judiciário), Iluminar (pensar em formas inovadoras para resolução dos problemas selecionados no “Raízes”), Florescer (transformar as ideias em formatos tangíveis e testá-las), Cultivar (mentoria para evitar que o projeto não tenha seguimento), Podas (desburocratização dos processos de trabalho) e SimplesToc (Programa de Simplificação da Linguagem do PJTO).  

Execução

Desde a criação do Inovassol, foram realizados cursos, oficinas, a I Maratona Inovassol, mentorias, a palestra Inovação Aplicada ao Setor Público, com a certificação de 421 participantes; o curso SimplesToc: Formação para Agentes de Linguagem Simples, entre outros.

Fruto da 1ª Maratona do Inovassol, o programa “Você é Luz” foi instituído pela Portaria nº 1803/2023 e propõe medidas e ações que visam à redução e conscientização quanto ao consumo de energia elétrica nos prédios do PJTO, atendendo às diretrizes da Resolução nº 400, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e também para melhorar o Índice de Desempenho da Sustentabilidade - IDS relacionado ao indicador energia elétrica e suas métricas para obtenção do Prêmio CNJ de Qualidade.

Plano Gestor e Equipe

Comitê Gestor de Inovação (CGI), que tem à frente a vice-presidente do TJTO, desembargadora Ângela Prudente, é responsável pelo aperfeiçoamento das ações do Centro de Inovação e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Poder Judiciário do Tocantins (Intelectus-TO), instituído pela portaria nº 1862/2021 (TJTO). 

Já a equipe do Inovassol é formada pelo juiz coordenador Roniclay Alves de Morais e pelos servidores André Vinicius Di Oliveira Gomes (assessor técnico), Ana Berenice de Aguiar (gestora pública) e Bruno Vieira de Melo Aguiar (analista de comunicação).

 

Programação

15h30 – Abertura

15h45 Apresentação de vídeo

16h – Apresentação do PLS Simplificado – Sidan Orafa – facilitador visual

16h30 – Lançamento do aplicativo TJTO BEM AQUI e do Robô Renajud

16h45 Palestra “Inovar para as pessoas: o cidadão como foco da informação” – Filipe Sousa Costa – Irislab (Ceará)

17h45 – Visita às instalações do Inovassol

18h - Coquetel


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima