A acadêmica Juliana Alencar Wolney Cavalcante Aires, do Programa de Doutorado em Direito (DINTER) do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), está realizando uma pesquisa científica intitulada “Mulheres na Justiça Estadual do Tocantins: a ascensão profissional, a interação do perfil e suas identidades, sob a perspectiva da política institucional de igualdade de gênero”.
O estudo planeja analisar como o Poder Judiciário Tocantinense inscreve a igualdade de gênero na sua política judiciária, na perspectiva da ascensão das mulheres na carreira, no fluxo institucional de promoção e na interação do perfil e das identidades das mulheres participantes da pesquisa.
Por isso, mulheres, servidoras ou membros do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) em atividade estão sendo convidadas a participar do projeto. A coleta de dados se dará por meio do método quali-quantitativo empírico, com entrevista semiestruturada e grupo focal, respeitado o sigilo e confidencialidade e os ditames da LGPD, devidamente aprovada pelo Comitê de Ética e Termo de Aceite do TJTO.
De acordo com a acadêmica, a pesquisa é relevante para o entendimento dos obstáculos impostos pela desigualdade de gênero no desenvolvimento de ações de inclusão de mulheres em quadros de destaque e de poder no sistema judicial, além de contribuir para um entendimento empírico desse fenômeno. Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas por meio do e-mail mulheresnajustiç
Participe desta pesquisa, você pode preencher o formulário clicando aqui.