Acadêmica do Doutorado realiza pesquisa científica sobre mulheres na justiça estadual do Tocantins

Foto: Ednan Cavalcanti

A acadêmica Juliana Alencar Wolney Cavalcante Aires, do Programa de Doutorado em Direito (DINTER) do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), está realizando uma pesquisa científica intitulada “Mulheres na Justiça Estadual do Tocantins: a ascensão profissional, a interação do perfil e suas identidades, sob a perspectiva da política institucional de igualdade de gênero”.

O estudo planeja analisar como o Poder Judiciário Tocantinense inscreve a igualdade de gênero na sua política judiciária, na perspectiva da ascensão das mulheres na carreira, no fluxo institucional de promoção e na interação do perfil e das identidades das mulheres participantes da pesquisa.

Por isso, mulheres, servidoras ou membros do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) em atividade estão sendo convidadas a participar do projeto. A coleta de dados se dará por meio do método quali-quantitativo empírico, com entrevista semiestruturada e grupo focal, respeitado o sigilo e confidencialidade e os ditames da LGPD, devidamente aprovada pelo Comitê de Ética e Termo de Aceite do TJTO.

De acordo com a acadêmica, a pesquisa é relevante para o entendimento dos obstáculos impostos pela desigualdade de gênero no desenvolvimento de ações de inclusão de mulheres em quadros de destaque e de poder no sistema judicial, além de contribuir para um entendimento empírico desse fenômeno. Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas por meio do e-mail mulheresnajustiçEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Participe desta pesquisa, você pode preencher o formulário clicando aqui.

 

 


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.