
Na próxima segunda e terça-feira (11 e 12/8), a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) realizará o Seminário Mosaico Jalapão. A programação do evento será toda presencial, com atividades no auditório e salas de aula da Esmat, e foi estruturada para estimular o diálogo, a formação e a construção coletiva de soluções para a gestão territorial e ambiental integrada de áreas protegidas.
Com enfoque prático e participativo, o seminário reunirá gestores(as) públicos(as), magistrados(as), servidores(as), pesquisadores(as), representantes de comunidades tradicionais e sociedade civil. O objetivo é promover a formação e a conscientização sobre a gestão territorial e ambiental integrada e articulada de áreas protegidas.
A palestra magna de abertura, marcada para as 8h30, será ministrada pelo desembargador Marco Villas Boas, diretor geral da Esmat e presidente do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), com o tema “Gestão Compartilhada e Integrada de Áreas Protegidas na Amazônia Continental”.
Ainda no primeiro dia, painéis temáticos trarão à discussão as potencialidades e os desafios das Unidades de Conservação, com participação de representantes do ICMBio, da APA do Jalapão, da RPPN Catedral do Jalapão e do Inema/BA. Na sequência, o painel “O papel das comunidades quilombolas e da sociedade civil organizada na gestão do Mosaico Jalapão” ampliará o debate com a presença de lideranças locais e representantes de povos indígenas.
No segundo dia (12/8), o evento contará com uma mesa de debates, apresentação dos resultados das oficinas e proposições para encaminhamentos futuros. Confira a programação completa aqui.
As inscrições seguem abertas e podem ser feitas clicando aqui.
Podem participar magistrados(as), servidores(as), pesquisadores(as), estudantes e demais interessados(as) na temática.
Para mais informações, consulte o edital ou entre em contato com o Núcleo de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Nufam) pelo telefone (63) 3142-2525 ou e-mail