TJTO promove evento com programação especial sobre acessibilidade e inclusão nesta quinta-feira (15/5)

Peça gráfica do evento Judiciário Inclusivo: construindo uma Justiça sem barreiras, com fundo claro e elementos nas cores azul, amarelo e branco. À esquerda, está o ícone do evento, que representa uma figura humana de braços abertos, em traços circulares azuis, com pontos de conexão em amarelo. Ao lado, em destaque, o nome do evento: “Judiciário Inclusivo”, com a palavra "Inclusivo" em amarelo e a frase “Construindo uma Justiça sem barreiras” logo abaixo. À direita da imagem, informações práticas: 📅 Realização: 15/5 👥 Vagas: 1.300 ⏱️ Carga horária: 7h  No rodapé, aparecem os logotipos do Poder Judiciário do Estado do Tocantins, da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) e do programa JUS – Justiça, União e Sociedade.  À esquerda, o local do evento está sinalizado: Auditório do TJTO.

Com início às 8h30, nesta quinta-feira (15/5), no auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), a programação do evento Judiciário Inclusivo: construindo uma Justiça sem barreiras traz uma sequência de seis palestras que abordam desde acessibilidade atitudinal, com o juiz aposentado Adhemar Chúfalo, até capacidade jurídica da pessoa com deficiência, com a juíza auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Katia Roncada, passando por debates sobre capacitismo institucional com o advogado Joelson Dias, comunicação acessível no Judiciário com Priscilla Selares, os desafios da neurodivergência com a neuropsicóloga Jordanna Parreira e os direitos linguísticos das pessoas surdas com Clarissa Gomes de Sousa.

Mais do que uma capacitação continuada, a proposta é um convite à escuta, à revisão de práticas e à construção coletiva de ambientes mais acessíveis, equitativos e humanos no sistema de Justiça. Com 1.300 vagas disponíveis – sendo 300 presenciais e 1.000 à distância – e carga horária de 7 horas-aula, a atividade é aberta ao público.

As inscrições estão abertas e seguem até o próprio dia do evento, podendo ser feitas clicando aqui.

Durante o evento, também será apresentada a exposição Releituras de um Novo Olhar, da jovem artista Maria Eduarda Leite Araújo – Duda Leite –, que revelam um olhar único e cheio de sensibilidade sobre arte, inclusão e identidade.

O evento é promovido pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), a partir de solicitação da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI/TJTO). Para mais informações, leia o edital ou contate o Núcleo de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Nufam) pelo telefone (63) 3142-2525, ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.