Em busca de mais informações sobre prevenção do câncer, saúde e qualidade de vida, mulheres do Poder Judiciário do Tocantins tiraram um tempinho, nessa sexta-feira (25/10), para receber orientações sobre a importância do autocuidado.
Numa tarde de interação e descontração, o Poder Judiciário do Tocantins, por meio do Centro de Saúde (Cesau/TJTO), em parceria com a Escola Superior da Magistratura Tocantinense, promoveu um chá para mulheres no auditório da Esmat.
A ação faz parte da III Oficina do Projeto Saúde em Pauta e programação do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama.
O bate-papo foi conduzido pelos médicos Elaine Cristina Ferreira, cardiologista e coordenadora do Cesau; e Alex Barros Silva, especializado em Nutrologia.
Na oportunidade, a médica Elaine Ferreira lembrou que o Outubro Rosa é um mês de alerta para o autocuidado. “Nós temos que aprender a olhar e escutar os sinais do nosso corpo, fazer o autoexame da mama, procurar o especialista, fazer a mamografia no tempo correto, fazer o exame papanicolau para prevenção de câncer de colo de útero”, orientou ela, ressaltando a necessidade também do “cuidado com a alimentação, da prática de atividade física, qualidade do sono, amenizar o estresse e ser feliz.”
Como reduzir o risco de câncer?
Ao ser questionado sobre quais hábitos de vida podem ser adotados para reduzir o risco de desenvolver câncer, a exemplo do de mama e o de ovário, o médico Alex Barros indicou a prática de atividade física, com base em estudos. “O exercício físico muda tudo e eu sei que o cardiorrespiratório é importante, mas quem tem 40 anos ou 40 +, precisa cuidar de um investimento importante que se chama massa”, disse, informando que outro hábito necessário é a alimentação saudável.
Durante o evento, o médico também falou sobre como o controle do peso pode contribuir para a prevenção do câncer, ressaltando que a obesidade é um fator de risco para qualquer tipo de câncer; menopausa, reposição hormonal e outros assuntos relacionados à saúde da mulher também foram abordados.
Ouvir, aprender e praticar
Quem ouviu atentamente as orientações dos especialistas foi a servidora Michele Araújo Ferreira Fogaça, que trabalha no departamento de TI da Esmat. Segundo ela, além de ter tido a oportunidade de conhecer outras mulheres que trabalham no Judiciário, o evento lhe proporcionou aprender um pouco mais sobre o cuidado com a saúde, orientações que a servidora diz que vai colocar em prática.
Milene Freire Leão, estagiária do Núcleo de Apoio às Comarcas (Nacom), também prestou muita atenção nas orientações dos médicos. Ela conta que gosta muito desse tipo de programação e, sempre que possível, participa.
O evento contou também com sorteio de brindes e música ao vivo, interpretada pela servidora Glacielle Torquato.
Outras servidoras do Judiciário tocantinense, que trabalham nas comarcas do interior, puderam participar da programação por meio do canal do YouTube da Esmat.
Cesau/TJTO
Na abertura da programação, a assistente social, Ana Paula Prado Peixoto Silva, informou que o evento representou a junção de dois grandes projetos do Cesau: o Saúde em Pauta e o Outubro Rosa. Na ocasião, ela falou um pouco sobre o Centro de Saúde do Tribunal de Justiça, unidade setorial vinculada à Diretoria de Gestão de Pessoas, composta por uma equipe de profissionais da área da saúde: médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e assistentes sociais, todos preparados para atender aos (às) magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário do Tocantins.
“O projeto Saúde em Pauta traz reflexões sobre temáticas que perpassam o cotidiano, tendo por referência aspectos sociais e de saúde, com orientação especializada, foco na prevenção do adoecimento e manutenção da saúde, difundindo a educação com informações e conhecimentos que resultem em atitudes e comportamentos saudáveis”, destacou.
A próxima oficina do Projeto de Saúde em Pauta ocorrerá em novembro e será voltada para os homens do Poder Judiciário, aproveitando a programação do Novembro Azul, mês de conscientização ao câncer de próstata.