O presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Antônio Geraldo da Silva, ministrará uma palestra sobre a importância do autocuidado em saúde mental e da prevenção do suicídio, em 26 de setembro, a partir das 14h, no auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO). O evento será transmitido ao vivo pela plataforma virtual da Esmat para os(as) inscritos(as) que não residem em Palmas.
Podem se inscrever magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário Tocantinense; integrantes e servidores(as) do Ministério Público e da Defensoria Pública do Tocantins; magistrados(as) e servidores(as) do TRE-TO; acadêmicos(as) do curso médico da UFT e AFYA (antigo ITPAC) que estiverem cursando a disciplina de Psiquiatria; e acadêmicos(as) do curso de Psicologia da UFT, Ulbra e Facto que já tiverem concluído o ciclo básico do curso e comunidade em geral.
Garanta sua vaga clicando aqui.
A palestra visa promover a conscientização sobra a importância do autocuidado em saúde mental e da prevenção do suicídio, por meio de uma palestra informativa e educativa a ser proferida pelo presidente da ABP, o qual abordará fatores de risco, os sinais de alerta e as estratégias de intervenção.
Demais informações podem ser conferidas no edital.
Sobre o palestrante
Antônio é presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), 2023-2025. Coordenador e criador da Campanha Nacional Setembro Amarelo. Diretor de Finanças da Federação Nacional dos Médicos do Brasil (Fenam), 2019-2023. Coordenador Nacional e criador da Campanha A Sociedade Contra o PRECONCEITO. Membro da Coordenação do Grupo de Pesquisas Saúde Mental Baseada em Evidências (SAMBE), UFMG/OPAS/ABP. Membro da Subcomissão de Políticas de Drogas e Saúde Mental do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CND). Médico Psiquiatra CRM-DF 5875 – RQE: 2275. Criador do Neologismo PSICOFOBIA e coordenador da Campanha PSICOFOBIA É CRIME. Conselheiro Titular do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad). Criador e coordenador Nacional da Campanha Craque que é CRAQUE não usa crack. Residência Médica integrada em Psiquiatria da UnB/HSVP, em 1988. Presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), 2010-2022. Membro do Comitê Permanente de Seções Científicas da World Psychiatric Association (WPA). Diretor tesoureiro da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Superintendente Técnico da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Graus de doutor, pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, 2021, e de pós-doutor em Medicina Molecular, pela Faculdade de Medicina da UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil, 2024.