I Fórum Agosto Lilás: conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher

No dia 15 de agosto, às 8h, a Prefeitura de Araguaína, em parceria com a Ouvidoria da Mulher do Poder Judiciário Tocantinense e a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID), realizará o I Fórum Agosto Lilás. O evento acontecerá no Fórum da Comarca de Araguaína e tem como objetivo promover a conscientização e o enfrentamento à violência contra a mulher.

O Poder Judiciário do Tocantins (PJTO) marcará presença no evento com o Projeto Maria nas Comunidades. Esta iniciativa, coordenada pela Ouvidoria da Mulher em parceria com a CEVID, busca informar as mulheres sobre seus direitos, especialmente a igualdade de gênero, e destacar o papel de cada instituição na defesa desses direitos.

A programação do Fórum contará com a palestra “Conscientização e Ação para o Fim da Violência contra a Mulher”, ministrada pela juíza de direito Umbelina Lopes Pereira Rodrigues. Além disso, haverá uma roda de conversa com o Projeto “Maria nas Comunidades”, com a participação de diversas autoridades.

O evento visa fomentar um debate interdisciplinar entre mulheres representantes da Justiça, da Segurança Pública e de outras áreas, com o propósito de sensibilizar e mobilizar a sociedade araguainense no combate à violência de gênero.

Esta iniciativa está alinhada com a Lei Federal n.º 14.448/2022, que instituiu o Agosto Lilás como o mês de conscientização para o fim da violência contra a mulher. O objetivo do Fórum é não apenas conscientizar a população, mas também orientar sobre as medidas que podem ser adotadas em casos de violência, tanto na esfera judicial quanto na administrativa.

As inscrições para participação presencial podem ser feitas clicando aqui.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.