Clínica de Direitos Humanos Raimunda Quebradeira de Coco e Programa de Pós-Graduação em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos promovem primeiro seminário interdisciplinar

O Curso de Direito do Câmpus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em parceria com a Clínica de Direitos Humanos Raimunda Quebradeira de Coco, a Escola Superior da Magistratura Tocantinense e o Programa de Pós-Graduação em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos, realizará o primeiro seminário interdisciplinar. Este evento integra o projeto de extensão “Pesquisa em Direitos Humanos e Interação Comunitária: Um Diálogo entre Academia e Sociedade”.

O seminário acontecerá no dia 11 de junho de 2024, das 8h às 15h, de forma online. Interessados podem se inscrever na plataforma de eventos da UFT, através do Seminário Interdisciplinar de Extensão Jurídica e acessar a sala virtual

O seminário tem como objetivo principal promover a integração entre os pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos, os discentes do curso de Direito e a sociedade em geral. A iniciativa visa proporcionar um espaço de diálogo no qual os pesquisadores do mestrado apresentarão seus trabalhos. Nesta primeira rodada de debates, serão abordados os seguintes temas: “Direitos das Pessoas com Deficiência: Uma Análise das Políticas Públicas” por Victor Soares Nunes, servidor público estadual; “Corte Interamericana de Direitos Humanos e Poder Judiciário Tocantinense: Internalização da Jurisprudência da Corte como Forma de Aplicação dos Direitos Humanos e Conhecimentos dos Tratados Internacionais” por Roniclay Alves de Morais, juiz de direito; e “A Importância do Saber Criminológico-Crítico na Atuação do Juiz Criminal: Concretizando Direitos Humanos no Estado do Tocantins” por Andrea Cardinale Urani Oliveira de Morais, advogada criminalista e professora do magistério superior.

Para a organização desta ação, os discentes selecionaram dissertações disponíveis no banco de dissertações do Mestrado, realizaram debates prévios e estudos detalhados sobre as pesquisas, sendo o próximo passo, a realização do seminário que proporcionará um encontro entre os autores dessas dissertações e a comunidade. 

O evento é desenvolvido pelos discentes das disciplinas de extensão jurídica sob a supervisão dos professores Gustavo Paschoal e Gleidy Braga. Ambos enfatizam a importância da interação entre estudantes e pesquisadores e a relevância da participação da comunidade, destacando que essa iniciativa contribui para um ambiente de aprendizado que integra teoria e prática. Além disso, reforçam que tal ação é fundamental para a formação dos profissionais mais preparados e atentos às demandas sociais e jurídicas locais.

Texto: Gleidy Braga (UFT)


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.