Inscrições abertas: Liderança Indígena é entrevistada por magistrado

A terceira entrevista do projeto Abril Indígena, com a liderança indígena Sheila Baxy Apinaje, será conduzida pelo juiz Wellington Magalhães e terá como debatedora a juíza Aline Bailão Iglesias. A entrevista estará disponível nesta terça-feira (17/4), às 17 horas.

As inscrições podem ser realizadas clicando aqui.

O debate abordará temas como cultura, costumes e tradições dos povos indígenas; as dificuldades e as barreiras de acesso aos serviços públicos de saúde, educação e segurança; a educação e a formação profissional dos(as) indígenas; o papel da mulher indígena na família e na comunidade; e a relação dialógica entre o Poder Judiciário, a cultura e os direitos e deveres dos povos indígenas.

O projeto encerra dia 19 de abril com a última série de quatro entrevistas com lideranças indígenas. Idealizado pelo juiz Wellington Magalhães, a iniciativa tem como objetivo discutir caminhos para o alinhamento e a articulação dos projetos e das políticas públicas voltadas para os povos indígenas do Tocantins, por meio da escuta e do debate com os(as) representantes dos povos originários do Estado e as instituições públicas que os(as) atendem, a fim de contribuir com a garantia dos direitos, promoção do respeito, autonomia e protagonismo desses povos, considerando o art. 231 da Constituição Federal e os termos da Resolução nº 454 do Conselho Nacional de Justiça, de 2019.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima