Seminário de Política Criminal e Penitenciária fomenta discussões sobre atual conjuntura do sistema carcerário brasileiro

Foto: Ednan Cavalcanti

O Seminário de Política Criminal e Penitenciária, realizado nessa segunda-feira (28/8), no auditório da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), aprofundou discussões sobre questões cruciais no âmbito da justiça criminal e penitenciária, promovendo reflexões construtivas em busca de soluções.

Abertura

A abertura do Evento contou com a presença do juiz de direito do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, Fábio Costa Gonzaga; do superintendente do Sistema Prisional do Tocantins, Rogério Gomes Miranda; e da defensora pública Tessia Gomes Carneiro, representante da Defensoria Pública do Tocantins. Além disso, o professor doutor Tarsis Barreto Oliveira, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), participou como debatedor, enriquecendo ainda mais os debates.

O juiz Fábio Costa Gonzaga ressaltou o propósito do Seminário, destacando a importância de disseminar conhecimento preciso e relevante: "O principal objetivo desse tipo de ação é trazer informações e fazer com que estas sejam repassadas corretamente", disse.

 Palestra

O palestrante doutor Pery Francisco Assis Shikida, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), trouxe aspectos bastante instigantes à discussão. Pery abordou a teoria econômica do crime, analisando a prática criminosa sob uma perspectiva econômica. Além disso, apresentou resultados de pesquisas sobre os motivos por trás da prática criminosa..

Em uma fala que impactou os(as) participantes, o palestrante frisou a importância do investimento em educação. Ele também abordou as questões determinantes da entrada de mulheres no tráfico de drogas, com base em um estudo realizado no Acre.

Depoimentos

A advogada e assessora de gabinete da Secretaria de Cidadania e Justiça (SECIJU), Alyne Crystina Alves Magalhães, comentou sobre a relevância do Evento. "Este Seminário vai contribuir com as discussões sobre aspectos que precisam ser melhorados no sistema carcerário tocantinense, visto que possui como objetivo a discussão de temas e políticas públicas relativas ao sistema prisional", falou.

Em depoimento, a advogada criminalista Laura Gondim destacou a interconexão entre o direito criminal e a economia, “eu como advogada criminalista estou aprendendo muito aqui porque tudo é baseado em uma verdade empírica, ou seja, tudo treinado e baseado em pesquisas e se relacionando também com o direito criminal e com a economia”, explicou.

Gabriela Moura, também advogada criminalista e participante do Evento, expressou sua gratidão pela oportunidade de aprender com estudiosos(as) e especialistas no assunto.

“Assim que vi o anúncio relacionado a este Evento, fiquei louca para vir aqui. É um presente, ainda mais por estar ouvindo um estudioso de 24 anos falando da política criminal, do sistema penitenciário de pesquisas que ele fez. Isso vai ajudar muito na minha profissão”, explicou.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.