20 anos de ESMAT: uma celebração do saber e da cultura literária

Foto: Ednan Cavalcanti

O I Chá Literário da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), realizado na tarde desta segunda-feira (3/4), em comemoração dos 20 anos de aniversário da Instituição, foi um verdadeiro sucesso. Com uma programação repleta de atividades culturais, o Evento contou com a presença de servidores(as), magistrados(as) e convidados(as) especiais.

Idealizado pela bibliotecária, Silvânia Olortegui, o Chá Literário se mostrou um Evento de grande importância para todos(as) os(as) presentes. Os(As) alunos(as) da Escola Municipal de Tempo Integral Professora Sueli Pereira de Almeida Reche, do projeto “Pedalando na Leitura”, marcaram presença no Evento, mostrando seu interesse pela leitura e pela cultura literária.

A presença dos(as) alunos(as) na comemoração é atribuída ao fato de que, em 2019, a escola foi a primeira a ser contemplada com as campanhas de arrecadação de livros, realizada pela equipe da Esmat. De acordo com a professora Rúbia de Carvalho Fonseca Batista, organizadora do projeto, os mais de 800 livros arrecadados, cinco anos atrás, ainda contribuem com a promoção e incentivo da leitura entre os(as) jovens.

“Não poderia ter escolha melhor para iniciar as comemorações dos 20 anos da Esmat, do que com esse Evento, um projeto dessa magnitude e que incentiva as pessoas a buscarem a literatura como uma ferramenta de crescimento e de transformação de vida deve ser um projeto sempre ovacionado pela comunidade, aplaudido e valorizado”.

A fala do desembargador Marco Villas Boas, diretor geral da Esmat, citada acima foi uma das muitas manifestações de reconhecimento e gratidão expressadas durante o Evento.

Para Ana Beatriz de Oliveira Pretto, diretora executiva da Esmat, a presença dos(as) alunos(as) no Evento foi especialmente emocionante, pois representa a retomada das atividades presenciais após anos de isolamento. A fala dela demonstra o quanto a Escola valoriza a presença dos(as) alunos(as).

“A gente passou os últimos três anos aqui, com a Escola quase vazia, só nós servidores(as). Sentíamos muita, muita falta dos(as) alunos(as). E agora estamos aqui neste auditório repleto de carinhas novas, cheias de esperanças, cheias de sonhos. É muito bom retomar essas atividades presenciais com todos(as) vocês”, comentou.

A desembargadora Maysa Vendramini Rosal, corregedora-geral da Justiça, também foi uma das convidadas. Ela agradeceu à Escola pelo convite. Destacou o apoio do Poder Judiciário e a importância dos(as) servidores(as) para o sucesso da Instituição. Além disso, parabenizou a professora Rúbia pelo projeto "Pedalando na Leitura", que incentiva os(as) alunos(as) a desenvolverem o hábito da leitura e a transformarem suas vidas por meio do conhecimento.

Na oportunidade, a juíza Odete Almeida, presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (ASMETO), homenageou a Esmat com um lindo poema de sua própria autoria. Confira:

 

O Saber

 

O saber e o mundo,

O mundo e o saber.

A quem pertencem?

Basta ler para crer.

A leitura busca o saber,

Que abre as fronteiras do infinito,

Acalenta a alma, o coração e o próprio ser!

Quando se busca o conhecer!

O saber viver fica muito mais bonito!

Vinte anos não são vinte dias,

De empenho e compromisso constantes!

Para sempre nos trará nostalgia,

Legados literários e acadêmicos relevantes!

Estado da arte, pura magia! Coisas da academia!

Salve, Salve a Esmat – Escola da Magistratura do Tocantins!

Que promove o saber sem igual,

Reúne pessoas com ideais afins,

Com certeza, de renome internacional!

Orgulho do nosso Tribunal!

 

por Odete Almeida

 

O professor doutor Gustavo Paschoal Oliveira e o egresso do Programa de Pós-Graduação em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos, Jadir Oliveira, participaram da programação cultural do evento. Outro destaque foi a participação de Orion Milhomem, integrante da Academia Palmense de Letras (APL) e escritor, que recitou algumas poesias de seu último livro. A servidora aposentada do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), Rosete de Farias Meireles, também participou das apresentações recitando um poema de Camões.

Os alunos dos cursos de enfermagem e nutrição da Universidade Federal do Tocantins (UFT), sob a coordenação da professora Reijiane Pinheiro, também estiveram presentes no Chá Literário.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.