
Com o objetivo de discutir as desigualdades e as invisibilidades vivenciadas pelas pessoas com deficiência, com o pensamento voltado à inclusão desse seguimento na sociedade, como um dos princípios básicos dos Direitos Humanos, e celebrar suas conquistas, a Escola Superior da Magistratura Tocantinense realiza, no dia 2 de dezembro de 2020, o I Seminário de Comemoração ao dia Internacional das Pessoas com Deficiência.
Estão sendo oferecidas mil vagas direcionadas a magistrados e servidores do Poder Judiciário Tocantinense e à comunidade em geral. As inscrições serão realizadas por meio da Secretaria Acadêmica Virtual (SAV). Os interessados em participar do Evento terão até o dia 2 de dezembro de 2020 para se inscreverem.
Com carga horária de 4 horas, serão apresentados temas, como: Desafios para eficácia da legislação em defesa da pessoa com deficiência em nosso País; A condição da pessoa com deficiência ao longo da história; A superação do conceito clínico de pessoa com deficiência; As perspectivas para as pessoas com deficiência; Direitos Humanos: pessoa com deficiência, proteção legal e a acessibilidade atitudinal; Inclusão de pessoas com deficiência: quebrando paradigmas; A experiência de um cego no serviço público.
Informamos aos interessados em participar do Evento que as inscrições se encerram às 17 horas do dia anterior (terça-feira 1º/12) e retornam no dia 2, durante o Evento, por meio do banner indicativo de transmissão ao vivo no Portal Esmat.
Clique aqui para acessar a Programação.
Para se inscrever clique aqui.
Para acessar o Edital, clique aqui.
#PraCegoVer
Programação
Palestra 1 - às 15h
Tema: Desafios para eficácia da legislação em defesa da pessoa com deficiência em nosso país.
Palestrante: Desembargador Ricardo Tadeu Marques de Fonseca
Mediador: Doutor Joelson Dias
Palestra 2 - às 16h
Tema: Direitos Humanos: Pessoa com Deficiência, Proteção Legal e a Acessibilidade Atitudinal
Palestrante: Juiz Adhemar Chufalo Filho
Mediadora: Professora Doutora Ângela Issa Haonat
Palestra 3 - às 17h
Tema: Inclusão de Pessoas com Deficiência: Quebrando paradigmas. A experiência de um cego no serviço público
Palestrante: Professor Clairton Thomazi
Mediador: Professor Jacob Augusto Ferreira
Texto: Wherbert Araújo – Comunicação Esmat
Colaboração: Francielly Oliveira – Estagiária em Jornalismo