 
	A segunda turma do curso Prevenção e Defesa Pessoal Feminina reuniu servidoras, magistradas, colaboradoras e estagiárias das comarcas de Araguaína, Filadélfia, Wanderlândia, Xambioá, Colinas do Tocantins e Guaraí para uma capacitação voltada ao fortalecimento da autonomia e à proteção pessoal. Realizada no dia 24 de outubro, no Fórum da Comarca de Araguaína, a atividade teve carga horária de oito horas e uniu teoria, prática e troca de experiências.
A capacitação integra as ações do Programa de Proteção, Acolhimento Humanizado e Solidário às Mulheres do Poder Judiciário Tocantinense – PAHS –, promovido pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat). O objetivo é criar um ambiente institucional mais seguro, acolhedor e igualitário para todas as mulheres que atuam no Judiciário Tocantinense.
Instrutor responsável pelo curso, o especialista em combate urbano e defesa pessoal Leonardo Rodrigues de Souza enfatizou a importância do preparo técnico aliado à prevenção.
“É de extrema valia que o curso esteja sendo ministrado em formato de parceria. Percebemos as participantes atentas, querendo aprender e evoluir. Trabalhamos com o protocolo de prevenção versus contenção, e elas demonstraram consciência da necessidade de saber como agir – e reagir – com efetividade”, comentou.
Para Yasmin Vitória Xavier, estagiária da Vara de Violência Doméstica, a capacitação superou as expectativas e teve impacto direto em sua percepção de segurança.
“É muito gratificante. Aprendemos técnicas que nos ajudam a desenvolver postura e a lidar com o sentimento de vulnerabilidade. Isso nos dá mais segurança, nos deixa mais à vontade e até melhora a autoestima”, compartilhou.
A iniciativa se alinha à Recomendação nº 102 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que orienta tribunais de todo o país a adotarem medidas integradas de prevenção à violência contra mulheres no âmbito do Judiciário. O curso, que conta com a coordenação da juíza Cirlene Maria de Assis Santos Oliveira, segue com mais duas turmas previstas, sendo a Turma III realizada em Araguatins, no dia 30 de outubro, e a Turma IV em Gurupi, no dia 18 de novembro.
 
										 
										 
                    _thumbnail.jpeg) 
                    _thumbnail.jpeg) 
                    _thumbnail.jpeg) 
                     
                                    .jpeg) 
                                    .jpeg) 
                                    .jpeg) 
                                    