Teve início, nesta terça-feira (21/10), a primeira turma do curso Redação Oficial no Poder Judiciário: prática dos expedientes. Promovida pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), a capacitação, visa aprimorar as competências dos(as) servidores(as) na produção de textos administrativos, com base nas normas e princípios da redação oficial.
Na webaula de abertura, conduzida pelos facilitadores Valcir Gassen e Denise Sodré, os(as) participantes foram introduzidos(as) aos fundamentos da linguagem, explorando os níveis sintático, semântico e pragmático do texto jurídico, bem como as diferenças entre linguagem natural, técnica e simbólica, aspectos fundamentais para a comunicação eficaz no serviço público.
Com carga horária de 12 horas e atividades obrigatórias no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), o curso terá mais dois encontros síncronos: nos dias 23 e 28 de outubro, sempre das 14h às 17h, via Google Meet. As aulas abordam conteúdos como comunicação institucional, coesão e coerência textual, além de oficinas práticas com foco nos principais expedientes administrativos utilizados no âmbito do Judiciário.
A capacitação é uma resposta estratégica ao levantamento de lacunas de competências identificado pela Diretoria de Gestão de Pessoas, no contexto do Projeto de Gestão por Competências do TJTO. A Turma II tem início previsto para o dia 30 de outubro.