Esmat realiza primeira turma do curso de Prevenção e Defesa Pessoal Feminina em Porto Nacional

Foto: Divulgação

Olhar atento, corpo em movimento e escuta ativa. Assim começou a Turma I do curso Prevenção e Defesa Pessoal Feminina, realizada nesta sexta-feira (10/10), em Porto Nacional, pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat). Voltada para servidoras, magistradas, colaboradoras e estagiárias do Poder Judiciário, a capacitação reuniu participantes de cinco comarcas: Porto Nacional, Ponte Alta, Natividade, Paraíso do Tocantins e Cristalândia.

Durante a abertura, a juíza de direito Cirlene Maria de Assis Santos Oliveira, coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar e responsável pela coordenação do curso, esteve presente, reforçando o compromisso do Judiciário Tocantinense com o acolhimento, a proteção e o fortalecimento institucional das mulheres.

“A iniciativa deste curso tem como objetivo incentivar um olhar mais atento sobre estratégias de segurança pessoal e promover o empoderamento feminino por meio do conhecimento de técnicas práticas de defesa. Essa ação reforça o compromisso com a valorização e a proteção das mulheres no ambiente institucional e na sociedade como um todo, com fortalecimento do Programa Institucional de Proteção e Acolhimento Humanizado às Mulheres do Judiciário Tocantinense”, contextualizou.

Com carga horária de oito horas, a capacitação é conduzida pelo professor Leonardo Rodrigues de Souza, especialista em defesa pessoal e combate urbano, com apoio da instrutora Diana Araujo de Almeida.

O conteúdo aborda tanto aspectos práticos – como técnicas de autodefesa, percepção de riscos e formas de enfrentamento – quanto aspectos legais e psicológicos relacionados à violência contra a mulher. A próxima turma do curso será realizada no dia 24 de outubro, no município de Araguaína, contemplando outras comarcas da Região Norte do Estado.

A iniciativa integra o Programa de Proteção, Acolhimento Humanizado e Solidário às Mulheres do Poder Judiciário do Tocantins (PAHS), instituído pela Resolução nº 18, de 2023. O programa visa promover um ambiente de trabalho mais seguro e igualitário, com ações concretas de prevenção à violência e incentivo à autonomia das mulheres que atuam no Judiciário.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.