
O segundo encontro do curso “Gestão Administrativa”, promovido pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) e coordenado pelo juiz Manuel de Faria Reis Neto, ocorreu nesta quinta-feira (9/10), na sede da Instituição, em Palmas. Voltada para diretores(as) de foro e servidores(as) da Corregedoria-Geral de Justiça (CGJUS), a aula abordou os desafios da liderança no ambiente judicial, com ênfase na gestão de pessoas, diversidade e comunicação eficaz. Na ocasião, o desembargador Pedro Nelson de Miranda Coutinho, participou do momento para dar as boas-vindas à turma.
Durante as atividades, foram discutidos temas como Inclusão, Enfrentamento ao Assédio, Saúde Mental no Trabalho, Ética, Escuta Ativa e Construção de Equipes Colaborativas. A proposta formativa é conduzida pelo professor e juiz federal Carlos Henrique Borlido Haddad, que destacou a importância da capacitação para o bom funcionamento das unidades judiciárias.
“O curso de Gestão Administrativa é voltado para as Diretorias do foro. Cada comarca e cada local têm sua direção, o seu secretário, e precisam de que haja um treinamento em gestão. E por uma razão muito simples: Se a direção do foro não funcionar, a atividade-fim pode ficar totalmente comprometida. Então, o objetivo do curso é tentar apresentar formas de melhor gerir, de melhor conduzir a direção do foro”, explicou.
A capacitação segue até essa sexta-feira (10/10), com módulos voltados à comunicação institucional, clima organizacional, inovação e transformação digital no Judiciário.