Curso sobre Atendimento Inclusivo inicia com reflexões sobre acesso à Justiça para pessoas com deficiência

Turma II.

Começaram nesta semana as atividades do curso “Atendimento a Pessoas com Deficiência e Neurodiversidades”, promovido pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) e coordenado pela desembargadora Ângela Issa Haonat, presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI). A capacitação está sendo ofertada em duas turmas, com foco em recepcionistas, vigilantes, policiais militares e demais colaboradores(as) do Poder Judiciário Tocantinense que atuam na linha de frente do atendimento ao público.

Na quarta-feira (8/10), foi realizada a webaula de abertura da Turma I, com mediação do professor Anderson Carvalho da Silva. Em sua fala inicial, o docente destacou a atuação da coordenadora do curso, relembrando sua trajetória com a comunidade surda no ambiente acadêmico:

“A desembargadora foi uma das primeiras na Universidade Federal do Tocantins a conversar com surdos sobre direitos humanos, tirando dúvidas diretamente com eles (...). Mesmo que eu trabalhe na educação, eles [as pessoas surdas] também precisam de justiça, de acesso à Justiça – o surdo, o autista, a pessoa cadeirante”.

Turma I.

Já nesta quinta-feira (9/10), foi a vez da Turma II iniciar suas atividades, dando sequência à proposta pedagógica que inclui webaulas ao vivo e atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A capacitação segue até o dia 5 de novembro e contempla temáticas como escuta ativa, acessibilidade atitudinal e estratégias de comunicação adaptadas a diferentes tipos de deficiência.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
Rolar para Cima