
Nessa segunda-feira (16/9), a Turma III do curso Suporte Básico de Vida e Primeiros Socorros reuniu servidores(as) e magistrados(as) para uma capacitação promovida pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat). O treinamento ocorreu de forma presencial, das 14h às 18h, na sede da Corregedoria, com carga horária de 4 horas.
O curso tem como objetivo preparar os(as) participantes para agir de forma correta em situações de parada cardiorrespiratória, desmaios, convulsões, engasgos, sangramentos e queimaduras, até a chegada do atendimento especializado.
O corregedor-geral da Justiça, desembargador Pedro Nelson de Miranda Coutinho, destacou a importância do treinamento para a segurança e ao bem-estar de todos(as), "São momentos de grande tensão, que exigem responsabilidade e capacidade de avaliar até que ponto se está preparado(a) para atuar em situações que envolvem a vida humana. O curso oferece técnicas essenciais e proporciona uma experiência ímpar para todos(as) os(as) participantes”, afirmou.
A capacitação foi conduzida pela cardiologista Elaine Cristina Ferreira, coordenadora do Espaço Saúde do TJTO, e pelo enfermeiro Bruno Ribeiro Rocha, ambos com ampla experiência em atendimentos de urgência e emergência.
"Capacitar magistrados(as) e servidores(as) para agir corretamente em situações de emergência é fundamental, pois permite que o atendimento inicial seja feito de forma segura até a chegada de socorro especializado", destacou a cardiologista Elaine Cristina Ferreira.
Para o servidor Vinicius Cumpim, a capacitação representa um avanço importante para a segurança no ambiente de trabalho e para a valorização dos profissionais,
“Foi uma experiência extremamente enriquecedora. A iniciativa demonstra o compromisso com a valorização dos(as) servidores(as) e com a construção de um ambiente mais seguro, reforçando a importância de estarmos preparados(as) para agir de forma correta e responsável diante de situações de emergência”, disse.
O Suporte Básico de Vida (SBV) consiste em um conjunto de procedimentos de emergência aplicados como primeiros socorros em situações de risco de vida, como mal súbito, Parada Cardiorrespiratória (PCR) e obstrução das vias aéreas. A prática pode ser realizada por profissionais de saúde ou por leigos(as) treinados(as), garantindo atendimento inicial até a chegada de socorro especializado.