
A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) realizará, no período de 11 de abril a 11 de julho, a Formação de Facilitadores Restaurativos – Turma VI –, com carga horária de 70 horas e oferta de 30 vagas distribuídas conforme indicação dos Cejuscs dos polos regionais e da coordenação do Nupemec.
Sob a coordenação da juíza Silvana Maria Parfieniuk, a formação tem como propósito capacitar facilitadores(as) para atuarem com práticas de Justiça Restaurativa em ambientes escolares, comunitários e judiciais, fortalecendo o diálogo, a corresponsabilidade e os vínculos sociais. A estrutura da capacitação contempla etapas teóricas e práticas, incluindo estágio supervisionado com a realização de Círculos de Construção de Paz.
Voltado a magistrados(as), servidores(as) do Poder Judiciário, integrantes do Sistema de Justiça e membros da sociedade civil, o curso está em consonância com a Resolução nº 225 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de 2016, que institui as diretrizes da Justiça Restaurativa no Brasil.
Mais informações estão disponíveis no edital.