A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT) abre, nesta quarta-feira (14/6), as inscrições para o curso "Tomada de Decisão e Tecnologia". A capacitação, que será realizada de 3 de agosto a 12 de setembro deste ano, tem como objetivo desenvolver as competências inerentes à compreensão e aplicação, na atividade jurisdicional, das proposições neurocientíficas, especialmente no que se refere às interfaces cérebro-máquina combinadas com a inteligência artificial. O curso foi credenciado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM).
Inscreva-se clicando aqui.
Com uma carga horária de 40 horas, o curso será realizado de forma presencial, na Esmat, e contará com a participação de magistrados e magistradas do Poder Judiciário Tocantinense e de outros estados. Serão disponibilizadas 50 vagas para o público-alvo.
Atenção! Para os(as) interessados(as) de outros estados, as inscrições serão realizadas por intermédio de indicação da Coordenação da Enfam, pelo e-mail
O corpo docente do curso é composto por especialistas na temática, incluindo o Pós-Doutor Léo Peruzzo Júnior, o Doutor Murilo Karasinski, a Pós-Doutora Solange Mata Machado, o Doutor Rosivaldo Toscano dos Santos Júnior, o Pós-Doutor Tiago Gagliano Pinto Alberto e o Doutorando José Eustáquio de Melo Júnior. Cada um desses profissionais traz consigo um vasto conhecimento e experiência na área, enriquecendo ainda mais a proposta da capacitação.
Para mais informações, leia o Edital clicando aqui.
O curso tem como justificativa a importância da tomada de decisões judiciais em um mundo cada vez mais tecnológico. Com o avanço da tecnologia, surgem desafios que requerem uma compreensão aprofundada das descobertas das neurociências e sua aplicação no campo jurídico. A interface cérebro-máquina e a inteligência artificial oferecem oportunidades e desafios para o Direito, permitindo a análise de grandes conjuntos de dados e a identificação de padrões para embasar decisões justas e precisas.