Curso de Redação Oficial é realizado na Esmat

Servidores do Poder Judiciário Tocantinense, lotados nas Diretorias do Tribunal de Justiça, Corregedoria Geral, Centro de Educação Infantil e Esmat, participam do curso de Redação Oficial na sede da Escola, que teve início no dia 24 e segue até essa sexta-feira dia 28.

As aulas acontecem com o objetivo de melhorar a interpretação e elaboração de documentos oficiais (ofícios, relatórios etc.), que levem os servidores a produzir textos com clareza e precisão de ideias.

Para o servidor Valdeir Santana, “é de suma importância a oferta deste curso, pois vem ao encontro das necessidades de padronização dos documentos internos do TJTO, no que tange ao emprego das normas e regras gramaticais. A facilidade de a professora transmitir o conhecimento e as dicas por ela apresentadas têm-nos ajudado na edição dos documentos oficiais e alinhamento dos conteúdos,” ressaltou.

Realizado em duas etapas, o curso abordará na 1ª: Termos da Oração; Colocação Pronominal; Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação; Pontuação; Concordância; Regência; Redação e Elementos Gramaticais; Semântica. Na 2ª: Redação Técnica; Elementos da Comunicação; Técnicas de Redação; Normas legais; Os Atos Oficiais; Documentos Administrativos; Formato para a Diagramação das Correspondências Oficiais em Geral; Formas de Tratamento; Lembretes Importantes; Instrução Normativa nº 4, de 1992; Padrão-Ofício; Conhecendo o Texto; Técnicas de Elaboração de Relatórios e Pareceres; Palavras e Expressões com Significados Similares; Coesão Textual; Palavras que Apresentam Dificuldades; Palavras e Expressões Concorrentes e Duvidosas.

As aulas são ministradas pela professora Maria Ângela Barbosa Lopes, licenciada pela “Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR, 1975. Curso de Licenciatura em Letras – Habilitação Português/Francês e Respectivas Literaturas”. Coordenadora da área de Linguística e Língua Portuguesa – Curso de Especialização da Êxodo – Curso de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão EPGE/UNEB – União Educacional de Brasília – Palmas-TO. Revisora de textos no Gabinete do desembargador Marco Villas Boas durante 9 anos, e na Assessoria do Gabinete do Procurador Geral do Ministério Público, Clenan R. de Melo Pereira.

Fotos no Flickr Esmat, clique aqui.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.