A INCLUSÃO DE STANDARDS SOCIAIS NOS ACORDOS DA OMC: UM ANTIGO, MAS AINDA CONTEMPORÂNEO DEBATE
PDF

Palavras-chave

Standards Sociais. Comércio Internacional. Organização Mundial do Comércio (OMC).

Como Citar

Lima, Ícaro I. de A. C. (2015). A INCLUSÃO DE STANDARDS SOCIAIS NOS ACORDOS DA OMC: UM ANTIGO, MAS AINDA CONTEMPORÂNEO DEBATE. REVISTA ESMAT, 6(8), 107–148. https://doi.org/10.34060/reesmat.v6i8.22

Resumo

O presente artigo realiza um estudo acerca da problemática da vinculação de Standards Sociais aos acordos de comércio multilateral da OMC. Analisar-se-á, para tal, o papel assumido pelo Comércio Internacional no contexto da globalização, a importância da Organização Mundial do Comércio neste cenário e a imbricada inter-relação mantida entre os padrões sociais e as relações travadas no âmbito do comércio internacional. Adentrar-se-á, então, na análise das principais problemáticas e controvérsias que permeiam a questão da inserção das Cláusulas Sociais no âmbito da OMC. Apreciando, ademais, quais Standards Sociais têm sido propostos e os meios de sua vinculação na OMC.
https://doi.org/10.34060/reesmat.v6i8.22
PDF

O autor concede a autorização de publicação do artigo doutrinário na Revista ESMAT e em sua versão eletrônica, caso seja aprovado pela Comissão Editorial.

Os artigos publicados e as referências citadas na Revista ESMAT são de inteira responsabilidade de seus autores.

O autor se compromete ainda a identificar e creditar todos os dados, imagens e referências. Deve também declarar que os materiais apresentados estão livres de direito de autor, não cabendo, portanto, à Revista ESMAT e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas.