AÇÕES AUTÔNOMAS DE IMPUGNAÇÃO: AÇÃO RESCISÓRIA E QUERELA NULLITATIS INSANABILIS
PDF

Palavras-chave

Ação Autônoma
Coisa Julgada Material
Nulidades
Inexistência

Como Citar

Almeida, O. B. D. (2016). AÇÕES AUTÔNOMAS DE IMPUGNAÇÃO: AÇÃO RESCISÓRIA E QUERELA NULLITATIS INSANABILIS. REVISTA ESMAT, 3(3), 121–142. https://doi.org/10.34060/reesmat.v3i3.100

Resumo

Em regra, a coisa julgada material é imutável, podendo sofrer relativização em determinadas circunstâncias específicas previstas na legislação e jurisprudência brasileiras. Neste particular, destaca-se a Ação Rescisória como procedimento largamente conhecido e hábil a combater a coisa julgada decorrente de uma nulidade, utilizada no campo do direito observadas as regras próprias de procedimento. De outro norte e buscando combater os vícios de inexistência, em especial por afronta a preceitos constitucionais, mencione-se o manejo da Ação Declaratória de Nulidade (Querela Nullitatis Insanabilis), a qual pressupõe a identificação de vícios que atinjam a própria declaração de existência, ou não, do ato impugnado, cuja vertente é interessante e integra o objeto deste escrito, na forma singela que se apresenta.
https://doi.org/10.34060/reesmat.v3i3.100
PDF

Referências

BARBOSA MOREIRA, José Carlos. “Ainda e sempre a coisa julgada”. In Direito Processual Civil. Rio de Janeiro: Borsoi, 1971.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Súmula 514.

BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. EDcl na AR .569/PE, Rel. Ministro Mauro Campbell Marques, primeira seção, julgado em 22/06/2011, DJe 05/08/2011.

DINAMARCO, Cândido Rangel. Relativizar a Coisa Julgada Material. In Coisa Julgada Inconstitucional. Rio de Janeiro: América Jurídica, 2002.

JÚNIOR, Antônio Pereira Gaio. A Efetiva Aplicabilidade da Querela Nullitatis. Disponível em: http://www.editoramagister.com. Acesso em data de 25/3/2009.

THEODORO JR., Humberto. A Coisa Julgada Inconstitucional e os Instrumentos Processuais para seu Controle. Revista de Direito Processual Civil. vol. 21.

LIEBMAN, Enrico Tullio. Eficácia e autoridade da sentença. Trad. Alfredo Bazaid e Benvindo Aires. Rio de Janeiro: Forense, 1945.

MARINONI, Luiz Guilherme e ARENHART, Sérgio Cruz. Manual do Processo de Conhecimento. São Paulo: RT, 2005.

NASCIMENTO, Carlos Valder do. Coisa Julgada Inconstitucional. Rio de Janeiro: América Jurídica, 2002.

PONTES DE MIRANDA, Francisco Cavalcanti. Comentário ao Código de Processo Civil. Rio de Janeiro: Forense, 1976. vol. 9.

SILVA, Ovídio A. Baptista da. Comentários ao Código de Processo Civil, Sentença e Coisa Julgada. São Paulo: RT, 2000.

VadeMecum, Código Civil, 11ª. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

VadeMecum, Código de Processo Civil, 11ª. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

VadeMecum, Constituição Federal, 11ª. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

WAMBIER, Tereza Arruda Alvim. Nulidades do Processo e da Sentença. 4ª. ed. São Paulo: RT, 1997.

O autor concede a autorização de publicação do artigo doutrinário na Revista ESMAT e em sua versão eletrônica, caso seja aprovado pela Comissão Editorial.

Os artigos publicados e as referências citadas na Revista ESMAT são de inteira responsabilidade de seus autores.

O autor se compromete ainda a identificar e creditar todos os dados, imagens e referências. Deve também declarar que os materiais apresentados estão livres de direito de autor, não cabendo, portanto, à Revista ESMAT e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas.