Doutorandos(as) em Governança e Transformação Digital conhecem Laboratório de IA da Esmat

Foto: Hodirley Canguçu

A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) recebeu, na manhã desta quinta-feira (9/10), a visita técnica de vinte doutorandos(as) do Programa de Pós-Graduação em Governança e Transformação Digital (PPGGTD), turma do Ministério da Educação (MEC), de Brasília.

Durante a visita, os(as) participantes foram recebidos(as) no Laboratório Interdisciplinar de Inteligência Artificial (LIIARES), onde puderam conhecer os projetos em desenvolvimento, além da estrutura da Editora, da Biblioteca e do Estúdio da Esmat. Em depoimentos, os(as) doutorandos(as) destacaram a receptividade da equipe e a qualidade dos trabalhos apresentados. “Eles nos inspiram para outros projetos”, comentou um dos visitantes.

Ao dar as boas-vindas, o juiz Roniclay Alves de Morais, diretor adjunto do Conselho de Altos Estudos e Pesquisa Científica da Esmat, destacou a importância da convergência entre tecnologia, justiça e educação.

Para o coordenador do curso, professor doutor Gentil Veloso, a Esmat é referência no Tocantins por sua atuação conjunta com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e pelo investimento em projetos ligados à inteligência artificial e capacitação de alto nível.

“Esse convênio prevê uma visita técnica a Palmas para conhecer a universidade, assistir a algumas aulas e também conhecer a realidade do Tocantins do ponto de vista tecnológico e da educação. Entendemos que a Esmat é uma parceira nossa que tem desenvolvido esse trabalho com a UFT e seria um local importante para eles(as) conhecerem”, pontuou.

Em depoimento, a doutoranda Nastassja Lopes Silva Néto ressaltou a relevância da integração entre universidades, órgãos públicos e centros de pesquisa aplicada como caminho para o fortalecimento da governança digital. "A visita técnica proporcionou um intercâmbio de experiências entre os servidores do MEC e a equipe da Esmat, favorecendo reflexões sobre possibilidades de cooperação interinstitucional e sobre o papel das tecnologias emergentes na modernização do setor público. A atividade também reforça a importância da integração entre universidade, órgãos públicos e centros de pesquisa aplicada, como estratégia para o fortalecimento da governança digital no Brasil"

Também participante da turma, o discente Bruno Feres Bichara Peixoto destacou o papel do Judiciário como promotora de inovação e justiça social no território tocantinense:

“A visita técnica teve o escopo de compatibilizar o conhecimento adquirido na academia com a realidade inovadora executada pelo TJTO, mola propulsora da justiça social no Tocantins. O Liiares é um ambiente institucional promotor de inovação tecnológica, comprometido com a modernização da governança estatal no Judiciário”, avaliou.

Além da visita técnica, os(as) doutorandos(as) participaram de uma aula da disciplina optativa Avaliação de Políticas Públicas, ministrada pelo professor Adão Francisco de Oliveira. A proposta foi aproximar teoria e prática a partir da análise de projetos voltados à tecnologia, à educação e à inovação institucional.

Com ênfase nos modelos de avaliação de políticas públicas, especialmente na atenção primária e saúde pública, a disciplina também aborda o desenho de sistemas de indicadores, métodos qualitativos e estratégias de mensuração de impacto em diferentes contextos sociais.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.