Com o objetivo de promover ações voltadas à política de sustentabilidade e acessibilidade no âmbito do Poder Judiciário, a Comarca de Alvorada, no Sul do Estado, promove no mês de outubro a primeira edição do projeto “Recanto Literário” para arrecadar livros, que serão destinados à biblioteca da Unidade Penal Feminina de Talismã. As doações podem ser feitas até 31 de outubro, na sede do Fórum.
A doação de livros à Unidade Penal Feminina de Talismã é uma forma de estimular a leitura de livros, já que é uma das três atividades (educação regular — quando ocorre em escolas prisionais —, práticas educativas não-escolares e leitura) que podem reduzir a pena de uma pessoa presa, através da remição, conforme a Lei de Execução Penal.
Já no mês de novembro, a Comarca realiza o “Tecendo Sonhos”, com o objetivo de arrecadar linhas e barbantes para crochê, que serão destinados ao projeto Tecendo a Liberdade, que é executado pela Unidade Penal Feminina de Talismã.
As ações seguem o Plano de Logística Sustentável do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, observando o disposto na Resolução nº 400 de 16/06/2021 e na Resolução nº 401 de 16/06/2021. A Comarca de Alvorada abrange também o município de Talismã.
Setembro de Amor
Segue até 30 de setembro, a ação “Setembro de Amor”, com o objetivo de arrecadar lacres de latinhas e tampinhas de garrafas pet, que serão destinados ao Hospital de Amor de Palmas. Até esta segunda-feira (24/9) foram doados 35,6 kg (26.6 kg tampinhas e 9 kg de lacres). A expectativa é que supere a campanha de 2023, onde foram arrecadados 70kg. Neste projeto, a comarca conta com adesão das escolas municipais e estaduais e Associação dos voluntários do Hospital de Amor.
Alvorada Sustentável
Outra ação da Comarca é o Alvorada Sustentável que abriu a programação do Junho Ambiental de 2024, com a doação de 250 kg de tampinhas e lacres ao Hospital do Amor. O projeto faz parte do Programa de Coleta Seletiva Solidária, implantado na Comarca em 2021, destinado a auxiliar na implementação da política de responsabilidade socioambiental instituída pela Resolução CNJ nº 400/2021 e no Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário do Tocantins.