Poder Judiciário do Tocantins realizará XIX Semana Nacional da Conciliação de 4 a 8 de novembro

Foto: Divulgação/TJTO

O Poder Judiciário do Tocantins (PJTO) já se prepara para a 19ª edição da Semana Nacional da Conciliação que acontecerá de 4 a 8 de novembro. Com o tema “É tempo de Conciliar”, a iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tem com o objetivo estimular o(a) cidadão(ã) a resolver conflitos judiciais.

Iniciada em 2006 pelo CNJ, a campanha é realizada anualmente e envolve todos os Tribunais de Justiça do país, Tribunais Regionais Federais e Tribunais Regionais do Trabalho, em um esforço conjunto para facilitar acordos entre as partes, oferecendo uma oportunidade para solucionar questões jurídicas de forma rápida e eficaz.

No Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), a Semana Nacional de Conciliação é coordenada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), e apoio dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs).

De onde estiver

Visando um maior alcance de pessoas atendidas, as audiências acontecem nas modalidades virtuais e presenciais. Por isso, o êxito na última edição, realizada de 6 a 10 de novembro de 2023, onde foram atendidas 7.006 pessoas e que puderam sanar suas pendências judiciais de forma célere e eficaz, independentemente de onde estivessem. Durante a Semana são promovidos mutirões de audiências de 1º e 2 º Grau para solucionar conflitos por meio do diálogo com mediação de mediadores/conciliadores credenciados.

Quais Processos podem participar?

- Direito do Consumidor: Questões relacionadas a compras, serviços e produtos.
- Ações Relacionadas a Bancos: Conflitos com instituições financeiras.
- Empresas de Telefonia: Disputas sobre serviços de telefonia e internet.
- Divórcio: Solução para questões matrimoniais.
- Pensão Alimentícia: Acordos sobre a pensão de filhos.
- Guarda de Filhos: Definição sobre a custódia das crianças

Como participar de uma audiência de conciliação?

As conciliações pretendidas durante a Semana são chamadas de processuais, ou seja, quando o caso já está na Justiça. No entanto, há outra forma de conciliação: a pré-processual ou informal, que ocorre antes de o processo ser instaurado e o próprio interessado busca a solução do conflito com o auxílio de conciliadores ou mediadores.

No Tocantins, o Poder Judiciário seleciona os processos que tenham possibilidade de acordo e intima as partes envolvidas no conflito. Caso o cidadão ou a instituição tenha interesse em incluir o processo na Semana, deve procurar com antecedência a Instituição pelo telefone: (63) 3218-4348 ou e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Destacamos que a conciliação pré-processual pode ser realizada no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.