Copedem inicia Seminário Retomada do Crescimento focando na classe empresarial com olhar atento às populações necessitadas

Contando com uma programação híbrida e transmissão simultânea por meio da plataforma Youtube, o Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (COPEDEM) iniciou, nesta quinta-feira (26), a programação do Seminário Retomada do Crescimento Econômico, promovido em parceria com a Escola Nacional da Magistratura (ENM) e a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT). A programação segue até o próximo sábado (28).

Em sua fala, o desembargador Marco Villas Boas, presidente do Copedem, lembrou a importância da retomada das atividades presenciais da entidade, mesmo que ainda com público reduzido, mas com a preocupação em debater temas socioambientais e a inter-relação com a comunidade internacional. “Devemos pensar agora como voltar a crescer economicamente valorizando as pessoas e preservando o ambiente, a partir da preservação e conservação do ambiente que possui inúmeras comunidades tradicionais, comunidades indígenas, povos da floresta entre outros grupos. Estamos trabalhando no dia a dia para que o Brasil cresça economicamente potente e com a atenção ao que ele tem de mais precioso, que é o seu povo”, afirmou.

Para o desembargador Caetano Levy Lopes, presidente da Escola Nacional da Magistratura, além da retomada da economia é preciso trazer também para o crescimento produtivo pessoas que foram excluídas do cenário econômico. “A economia parou. Entrou num ritmo bastante lento. Esses nossos semelhantes precisam ser reintegrados à nossa economia. Ninguém vai ficar na rua porque quer. É a perda de emprego, a perda de oportunidades. Na nossa visão só é possível com o crescimento ordenado da economia, mas também num crescimento que leve em conta o modo de tornar a integrar essas pessoas que estão alijadas do processo econômico”, afirmou.

A abertura do ciclo de palestras contou com a apresentação do ministro João Otávio de Noronha, do Superior Tribunal de Justiça, que versou sobre o tema Recuperação de empresas no atual contexto econômico, seguido do doutor Claudenir Brito, diretor de Compliances e risco do BNDES, que falou sobre O Papel da infraestrutura na retomada do crescimento.

Na programação de homenagens, os desembargadores Rosalvo Augusto Vieira da Silva, diretor geral da Escola de Magistrados da Bahia (EMAB), e Mário Albiani Alves Júnior, diretor geral da Universidade Corporativa do Poder Judiciário da Bahia (UNICORP) foram condecorados com a entrega da medalha em homenagem ao desembargador Domingos Franciulli Neto pelos relevantes serviços prestados ao aprimoramento jurídico.

 

Texto: Wherbert Araújo — Comunicação Esmat / Foto: Ednan Cavalcanti


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.