ESMAT é a primeira Escola de Magistratura do Brasil a ter projeto de Mestrado aprovado pelo MEC

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação divulgou nesta segunda feira, 2, os resultados da apreciação de propostas de cursos novos de 2011. As propostas foram analisadas e recomendadas durante a 137ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), realizada no período de 26 a 29 de junho de 2012, em Brasília.

Dentre as aprovações está o projeto do curso de Mestrado em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos para magistrados e servidores do Poder Judiciário e membros da comunidade, realizado pela Universidade Federal do Tocantins em parceria com a Escola Superior da Magistratura Tocantinense - ESMAT.

“Essa é uma grande vitória para o Poder Judiciário. Somos a primeira escola da magistratura do Brasil a ter um projeto assim aprovado, o primeiro projeto com essa vertente no Estado, um curso interdisciplinar com foco em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos fruto da parceria com a Universidade Federal do Tocantins, parceira fundamental na elaboração do projeto. Estamos muito felizes com esta conquista”, ressaltou o Desembargador Marco Villas Boas, Diretor Geral da Escola.

A CAPES é minuciosa na avaliação dos projetos, apreciando aspectos relacionados à infraestrutura, concepção e contextualização da proposta, formação e capacidade de orientação do corpo docente, área de concentração e linhas de pesquisa articuladas com o contexto social e regional em que o curso está inserido.

Com o projeto aprovado, a ESMAT e UFT iniciam agora os trabalhos de planejamento para o oferecimento do curso que vai desde o processo seletivo, planejamento pedagógico, agenda dos professores, calendário de atividades até a realização das aulas e seminários.

“A aprovação deste Mestrado é um grande avanço para a Universidade Federal do Tocantins. Essa parceria entre Judiciário e a Academia, além de inovadora, mostrou-se de suma importância não apenas para o Poder Judiciário e para a UFT, mas para todo o Estado do Tocantins. O Desembargador Marco Villas Boas acreditou no projeto desde o princípio e deu todos os subsídios necessários para que trabalhássemos na sua elaboração. Ele participou ativamente das discussões, sempre ressaltando a importância deste Mestrado, que representa uma vitória da sociedade tocantinense,” frisou o Reitor da UFT, Márcio da Silveira.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima