Esmat encerra etapa prática de curso sobre Justiça Restaurativa nas Escolas

Foto: Amanda Emilene Arruda

A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) encerra, no dia 8 de julho, o período de estágio do curso de Justiça Restaurativa na Escola, como parte da formação continuada de servidores(as) ligados à educação, que participaram da etapa teórica. Essa etapa prática foi realizada de forma presencial e coordenada pela mestranda em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos (UFT/ESMAT), Taynã Nunes Quixabeira, que descreveu a atividade como uma grande oportunidade de aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos na primeira etapa do curso, pois permitiu

“não só conhecer e vivenciar os aspectos práticos e teóricos dos Círculos de Construção de Paz, mas especialmente pela possibilidade que os(as) alunos(as) tiveram de atuar como facilitadores(as), um dos requisitos para conclusão e certificação”, pontuou.

A atividade busca reconhecer a inevitabilidade dos conflitos em um contexto diverso, com a Justiça Restaurativa oferecendo ferramentas construtivas para lidar com essas situações. Nesse sentido, há uma busca por promover o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como empatia, comunicação, resolução de problemas e colaboração, preparando os(as) participantes para desafios futuros.

Foto: Hodirley Canguçu

Para Isolda Barbosa de Araujo Pacini, servidora do Conselho Estadual de Educação do Tocantins (Seduc/TO), a capacitação trouxe segurança para atuar como facilitadora.

“Os dois estágios foram excelentes, com público diferente, dando-nos a certeza de que trabalhar com a Justiça Restaurativa, por meio do Círculo de Construção de Paz (CCP) é uma técnica metodológica muito importante para trabalhar com os diversos atores existentes no ambiente escolar e com a sociedade de modo geral”, afirmou.

O intuito é contribuir com a redução dos índices de violência e o afastamento/evasão na comunidade escolar, promovendo responsabilização, diálogo e reconciliação, em vez de medidas punitivas. A capacitação segue as diretrizes de conformidade do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), fornecendo uma base sólida para práticas restaurativas em escolas.

O curso Justiça Restaurativa na Escola é uma das medidas que podem ser adotadas para criar um ambiente escolar seguro, inclusivo e propício ao aprendizado e desenvolvimento integral dos(as) alunos(as), atendendo às vastas necessidades da comunidade escolar.


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    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

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