Limpeza urbana – Aberto a toda a população, Pedal Sustentável começa a partir da 6h deste sábado (28/8), na sede do TJTO e termina com mutirão na Graciosa

A Rede de Sustentabilidade do Tocantins, que é coordenada pelo Tribunal de Justiça (TJTO), realiza neste sábado (28/8), o Pedal Sustentável em celebração ao Dia Nacional da Limpeza Urbana, comemorado nesta sexta-feira (27/8). O percurso começa na saída da sede do TJTO, em Palmas, com destino à Orla da Praia da Graciosa, onde ocorrerá também um mutirão de limpeza, com a participação de todos os membros da Rede.

A desembargadora Ângela Prudente, que preside a Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do Tribunal de Justiça do Tocantins (PLS-PJTO), destaca que o evento celebra uma data importante para o meio ambiente e que a ideia é sensibilizar a sociedade sobre o descarte correto dos resíduos.

“Essa é mais uma ação importante da Rede TO Sustentável, pois a data é significativa para o meio ambiente e para a saúde pública, com o objetivo de sensibilizar os servidores que fazem parte dos órgãos que integram a Rede e a sociedade em geral sobre importância do descarte correto dos resíduos e o cuidado que se deve ter com a proteção ao meio ambiente, além de promover qualidade de vida por meio da prática o ciclismo”, ressalta a desembargadora.

Kit pedal

Segundo o Núcleo de Gestão Socioambiental (Nuges-TJTO), cada participante deverá, no dia do evento, comparecer munido de utensílio de proteção (luvas), álcool em gel e sacolas para coletar o lixo descartado indevidamente na praia. A desembargadora Ângela Prudente também ressalta a importância da destinação correta do lixo e do trabalho prestado pelos profissionais da limpeza.

“A importância da ação reside em promover uma maior conscientização acerca da contribuição para manutenção da limpeza nos locais públicos da nossa cidade, de modo que possamos facilitar o trabalho dos profissionais da limpeza urbana, que trabalham diuturnamente para que as pessoas possam usufruir de um ambiente saudável e limpo. O descarte incorreto de lixo na praia causa contaminação da areia, da água e dos animais aquáticos, além de mau cheiro, degradação estética e ainda prejuízos ao turismo local”, destaca a desembargadora, aproveitando para convidar toda a comunidade interessada a comparecer ao local da concentração, no estacionamento da sede do TJTO, a partir das 6 horas, com a largada com destino à Praia da Graciosa às 6h30.

Pedal com trânsito controlado

O trajeto até a praia terá agentes da Prefeitura de Palmas para controle do trânsito. A chegada até o local está prevista para as 7h15, com início do mutirão às 7h30. O evento está previsto para ser encerrado às 9 horas.

A Rede

A Rede TO Sustentável, coordenada pelo TJTO, é composta pelo governo do Estado do Tocantins, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Prefeitura de Palmas, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Justiça Eleitoral, Ministério Público do Tocantins (MPE), Defensoria Pública Estadual (DPE), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

Cronograma

Data: 28/08/21 (sábado)
Ponto de partida: Estacionamento do TJTO (sede)
Ponto de chegada: Orla da Praia Graciosa
Horário de partida: 06h30min
Horário de chegada na Praia: 07h15min
Horário de início do mutirão: 08 às 09hs
Encerramento da ação: 09h

Texto: Samir Leão
Comunicação TJTO


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.