Curso Formação de Facilitadores de Círculos de Construção de Paz para Situações Menos Complexas tem aulas iniciadas

Teve início, nesta segunda-feira (23/8), as aulas do curso Formação de Facilitadores de Círculos de Construção de Paz para Situações Menos Complexas.

Promovido pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense, o curso é realizado na modalidade de ensino à distância, com 36 horas tem por objetivo capacitar os participantes para atuarem como facilitadores e multiplicadores das práticas restaurativas, com enfoque teórico e prático, a fim de estruturar o programa restaurativo implementado pelo Tribunal de Justiça. Foram disponibilizadas 25 vagas, tendo como público-alvo profissionais da educação básica.

 

Sobre os professores

Leoberto Narciso Brancher

Leoberto Brancher, 50 anos, é juiz de direito há 22 anos, atualmente atua na Vara Regional da Infância e da Juventude, em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, cidade onde também coordena a Central de Conciliações e Mediações (Resolução nº 125 do Conselho Nacional de Justiça, de 2010). Foi diretor de Cidadania (1994-1995) e diretor de Comunicação Social (2004-2005) da Associação dos Juízes do Estado do Rio Grande do Sul. Coordenador de Projetos (1996-1999) e presidente da Associação Brasileira de Magistrados e Promotores de Justiça da Infância e da Juventude (1999- 2001). Foi criador em 2004, e até 2012 coordenou o Núcleo de Estudos em Justiça Restaurativa das Escola Superior da Magistratura do Rio Grande do Sul, abrangendo as atividades de formação, oferecidas pela mesma Escola nessa matéria. É autor e coordenador do Projeto Justiça para o século 21, iniciativa de articulação interinstitucional liderada pela Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS), que objetiva implementar as práticas da Justiça Restaurativa na pacificação de violências envolvendo crianças e adolescentes, que, desde 2005, têm sido referência na introdução da Justiça Restaurativa no Brasil.

Afonso Armando Konzen

Professor da Faculdade de Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul. Coordenador do curso de Pós-Graduação em Direito da Criança e do Adolescente da mesma Faculdade. Advogado associado à KONZEN Advogados e Consultores Associados. Palestrante e consultor independente. Membro aposentado do Ministério Público do Rio Grande do Sul. Graduado em Direito, pela PUC-RS, 1979. Pós-Graduado em Direito da Criança e do Adolescente, pela Escola do Ministério Público do Rio Grande do Sul, 2002. Mestre em Ciências Criminais, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2006. Membro do Núcleo de Estudos em Justiça Restaurativa da Escola Superior da Magistratura do Estado do Rio Grande do Sul. Membro da Comissão Especial de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB/RS. Atua nos seguintes temas: Direitos Humanos, Direito da Criança e do Adolescente, Direito à Educação, Direito de Família, Socioeducação e Justiça Restaurativa.

Rafaela Duso

Graduada em Psicologia, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2005. Especialista em Terapia de Família e de Casal, pelo Instituto da Família de Porto Alegre, 2008. Atualmente é psicóloga do projeto de Justiça Comunitária – Núcleo Lomba do Pinheiro, do Instituto Cultural São Francisco de Assis. Faz parte do Núcleo de Estudos em Mediação da Escola Superior da Magistratura (AJURIS). Tem experiência na área Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: Mediação de Conflitos, Psicologia, Desenvolvimento Humano, Promoção de Saúde e Desenvolvimento da Família e do Casal, e As Relações da Psicologia com o Direito e a Justiça.

Taynã Nunes Quixabeira

Técnica Judiciária de 2ª Instância do Poder Judiciário Tocantinense, lotada no Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC/TJTO). Bacharela em Direito. Licenciada em Pedagogia. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Facilitadora da Justiça Restaurativa. Conciliadora Judicial. Curso de Mediação Judicial em andamento. Experiência como conciliadora judicial, facilitadora da justiça restaurativa, gestão educacional, elaboração de projetos e tutoria de cursos à distância.

 

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