Regularização fundiária possibilita realização de sonho de professora em Pugmil

Foto: Lucas Nascimento (CGJUS)

Hoje, aos 65 anos, a professora Terezinha Borges aproveita a aposentadoria, mas antes disso foram 30 anos dedicados à Educação. Ela transformou a vida de muitas crianças, enquanto viu o surgimento e o crescimento da cidade de Pugmil, no Oeste do Estado.

Professora Terezinha é destaque do mês de Dezembro no calendário institucional 2024. O produto, juntamente com a agenda, faz parte do kit comemorativo dos 35 Anos do TJTO e traz uma série especial com homenagens a pessoas que contribuíram para a construção da história da Casa de Justiça. As 11 histórias estão publicadas no site do TJTO e o acesso pode ser feito pelo QR Code disponível em cada mês do calendário.

Ela e a família saíram de Miracema e chegaram à região em 1966. “Não existia Pugmil, passava aqui o projeto da BR-153 e aqui crescemos com essa cidade. Quando foi em 1989, nós adquirimos o lote da residência, na Rua Amazonas, construímos e passamos pra dentro. Foi no tempo em que eu me casei.”

E foi nesta casa, que a professora Terezinha viu as filhas nascerem e onde foram criadas.

Quando chegamos só tinha cerrado e as pequenas ruas. Não era nem rua. O lote estava dividido, mas não tinha estrutura nenhuma. Aí, aos poucos foi estruturando, melhorando... E graças a Deus, quando eu pensei que não, estava bem no centro de Pugmil”, conta a aposentada, dizendo que hoje mora perto da escola, do posto de saúde, da Câmara Municipal, da praça da igreja. “Fiquei bem instalada e meus irmãos também.

Morar no centro da cidade é um privilégio para a professora aposentada. E ficou ainda melhor porque, agora, está com a documentação do imóvel, a Certidão de Inteiro Teor, o popular título. Com outros 120 moradores da cidade, ela foi contemplada com a entrega de títulos de regularização fundiária. Uma iniciativa do Poder Judiciário do Tocantins (PJTO), por meio do Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária  da Corregedoria-Geral de Justiça do Tocantins (Nupref/CGJUS), em parceria com prefeituras, cartórios de registro de imóveis e a Tocantins Parcerias.

Depois de mais de três décadas, a dona Terezinha e seus outros três irmãos realizaram um sonho. “Estamos aqui reunidos para realizar um grande sonho da minha vida. Não só meu, mas de toda comunidade que se faz presente”. Segundo ela, o processo de regularização foi fácil, recebeu apenas uma ligação pedindo para que fosse até a prefeitura da cidade para tratar sobre a documentação e, o melhor, não teve despesas.

Eu achei muito bom. A gente não ter esse gasto, gasto extra. É obrigatório você gastar quando você vai registrar, mas graças a Deus não precisou. É um grande projeto, uma iniciativa muito importante tanto da prefeitura, como do Poder Judiciário e estou muito satisfeita. Um sonho realizado. É uma coisa assim da gente vibrar.

E o sonho está apenas ganhando forma. Com o documento em mãos, a professora Terezinha já pensa em expandir seus negócios. Na casa, que está localizada em uma esquina, ela mantém uma sorveteria, um pequeno empreendimento que agora pode ser regularizado, seguindo as normas dos órgãos de fiscalização. “Com a documentação, eu posso colocar um ponto comercial, então, só tenho a melhorar. Pugmil está crescendo, é uma cidade onde tudo que se procura você encontra, então é muito bom.”

Pensando no futuro, mas grata pelo presente e pelas histórias vividas em Pugmil, a professora fala sobre a importância de o Judiciário tocantinense fazer valer os direitos e deveres de cidadãos e cidadãs. “Judiciário sempre fez parte da minha história, por isso coloquei até a minha filha pra fazer Direito. Essas atitudes que precisam ser tomadas. É um órgão que é nosso defensor. É importante esse trabalho que o Judiciário está fazendo no estado do Tocantins e pra gente em Pugmil é maravilhoso.”

Mais maravilhoso ainda, foi compartilhar o sonho com toda a família. “A minha mãe sempre incentivou a gente dizendo que o imóvel era nosso, e não deveria ser vendido”. E como conselho de mãe dizem que não se ignora, mais do que nunca, a Terezinha e os irmãos têm motivos de sobra para sorrir porque, com o título do imóvel em mãos, se sentem mais seguros.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima