A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) lançou, nesta segunda-feira (7/10), a campanha de arrecadação de livros “Ler Liberta”, no Fórum de Gurupi. A iniciativa, que tem como objetivo incentivar a doação de livros de literatura, novos e/ou usados, destina-se à Unidade de Tratamento Penal do Cariri, e beneficiará quatrocentos e setenta e um detentos.
Silvânia Olortegui, bibliotecária da Esmat, conduziu o lançamento oficial da campanha, que contou com a presença de Marcos Rodrigues Porto, diretor do Presídio de Cariri; de Nilson Afonso da Silva, juiz diretor; de Gerlânia Figueiredo de Oliveira Maia, secretária do Juízo; e de Adailton Lima Marinho, técnico judiciário.
As doações serão aceitas até o dia 7 de novembro, e os(as) interessados(as) podem entregar os livros nos pontos de coleta localizados na Unidade de Tratamento Penal do Cariri, na Biblioteca da Esmat e no Fórum de Gurupi.
A campanha “Ler Liberta” visa promover o acesso à leitura como uma ferramenta de transformação social, fomentando a ressocialização dos detentos por meio do conhecimento e da cultura.