Em reconhecimento pela sua dedicação e contribuição à Justiça Eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) realizou, nessa quinta-feira (11/7), a solenidade de entrega da Medalha do Mérito Eleitoral à família do desembargador José Maria das Neves.
A medalha, outorgada pelo Colégio de Corregedores Regionais Eleitorais, representa o reconhecimento do trabalho e da dedicação de Neves ao longo de sua trajetória profissional. Esta homenagem reflete o respeito e a admiração de todos os que tiveram o privilégio de trabalhar ao seu lado.
“A entrega desta medalha é uma forma de manter viva a memória de um homem exemplar, cuja atuação sempre foi pautada pela ética e pela defesa da Justiça. O desembargador José Maria das Neves deixa um legado que com certeza continuará inspirando as futuras gerações”, ressaltou o desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, vice-presidente do TRE-TO e corregedor regional eleitoral, que conduziu os trabalhos.
Cerimônia
Emocionado, um dos filhos do homenageado, o desembargador Paulo César Alves das Neves, do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), recebeu a medalha do Mérito Eleitoral “Guerreira Maria”, agradecendo a todos os familiares e amigos pela presença e ao TRE-TO pela homenagem.
“Esta homenagem é de grande importância para todos nós, especialmente porque celebra uma pessoa que deixou um legado de trabalho e dedicação à Justiça Eleitoral”, afirmou.
Também destacaram o legado do magistrado o desembargador Marco Villas Boas e o advogado Marcelo Neves. Para o desembargador Marco, a atuação do desembargador José Maria das Neves foi irretocável, “um exemplo de dedicação e comprometimento com a Justiça Eleitoral, deixando um legado de excelência e contribuições durante suas gestões, principalmente na atuação contra os excessos de gastos em campanhas”, acrescentou.
O desembargador José Maria das Neves, falecido em 22 de outubro de 2019, foi uma figura de destaque no cenário jurídico tocantinense e nacional. Ele atuou como presidente do TRE-TO nas gestões de 1989-1990, 1997-1998 e 2003-2005. Já nos anos de 1990-1992, 1996-1997 e 2001-2003 comandou a Corregedoria Regional Eleitoral do Tocantins (CRE-TO) como corregedor.
Autoridades presentes
Compuseram a mesa de honra o vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, que representou o presidente, desembargador João Rigo Guimarães; a desembargadora Ângela Issa Haonat; a juíza Edssandra Barbosa da Silva Lourenço; a juíza Silvana Maria Parfieniuk; o juiz Rodrigo de Meneses dos Santos; o procurador eleitoral Rodrigo Mark Freitas; o desembargador Marco Villas Boas, diretor geral da Escola Superior da Magistratura Tocantinense, que representou a presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe; o promotor de Justiça, Adriano César Pereira das Neves (filho do homenageado), que representou o procurador-geral de Justiça do Estado do Tocantins, Luciano Cesar Casaroti; o desembargador do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), Paulo César Alves das Neves (filho do homenageado); e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OAB-TO), Gedeon Pitaluga Júnior, que cedeu seu lugar na mesa de honra para o advogado Marcelo Neves, também filho do homenageado, que representou a entidade.
Texto com informações do TRE-TO.