Esmat amplia acessibilidade para pessoas com dislexia e outras dificuldades de leitura com nova ferramenta

A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) implementou, neste mês de junho, uma nova ferramenta para facilitar a leitura de arquivos em PDF por pessoas com dislexia e outras dificuldades de leitura. Esta iniciativa alinha-se às políticas de acessibilidade e inclusão regulamentadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A ferramenta Rybená, já utilizada nos portais do Judiciário tocantinense, agora possui funcionalidades adicionais que proporcionam uma navegação mais inclusiva. Roberto Carlos Pires, servidor da Supervisão Administrativa e Tecnológica da Esmat, destacou a importância dessa iniciativa.

“Com o intuito de estar próximo ao cidadão e à cidadã de forma acessível e inclusiva, a Esmat disponibiliza em seu portal uma nova ferramenta de acessibilidade, que vai permitir que pessoas com deficiência auditiva e visual contem com um sistema mais completo e acessível para auxiliar na navegação pelo portal da Escola. Além das funções básicas de tradução em LIBRAS, a nova ferramenta oferecerá funcionalidades como a leitura para pessoas com deficiência visual, reprodução em áudio e leituras de documentos em PDFs disponibilizados no portal”, explicou.

Para pessoas com dislexia, que enfrentam desafios específicos na leitura e escrita, a ferramenta oferece recursos como fontes amigáveis, espaçamento ajustável e contrastes de cores, além de guias de leitura que ajudam a concentrar a atenção em uma linha por vez. 

A partir desta terça-feira (25/6), todas as notícias publicadas pela Esmat que contenham arquivos em PDF já estarão adaptadas à nova funcionalidade de acessibilidade.

Rybená

A Rybená não só atende pessoas com dislexia, mas também facilita o acesso para aqueles com deficiência intelectual, cognitiva, auditiva, visual, daltonismo, TDAH, analfabetismo funcional e idosos, entre outras dificuldades de leitura e compreensão.

O módulo +Acessibilidade da Rybená disponibiliza 12 recursos automáticos para melhorar a experiência de acessibilidade, incluindo contraste escuro, claro, invertido e dessaturado, links destacados, máscara de leitura, aumento do tamanho do texto, texto alternativo para imagens e pausa de animação.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima