Esmat marca presença no I Encontro de Justiça Restaurativa do Norte e Nordeste

Foto de três mulheres sentadas em frente a um banner

A Justiça Restaurativa ganha força nas regiões Norte e Nordeste do País com o I Encontro realizado nos dias 19 e 20 de abril em São Luís. A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT) marcou presença no Evento organizado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA), com o objetivo de fortalecer a implementação da Política Judiciária Nacional de Justiça Restaurativa.

O Encontro contou com a presença das juízas Rosa Maria Gazire Rossi e Silvana Maria Parfieniuk, e da servidora Andréia Teixeira Marinho Barbosa, coordenadora do Núcleo de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (NUFAM), para compartilharem experiências e discutirem ações que promovam a Justiça Restaurativa nas regiões Norte e Nordeste.

No segundo dia do Evento, a juíza Silvana Maria Parfieniuk participou do painel “Justiça restaurativa na prática: um olhar para as Varas de Infância e Juventude e de Violência Doméstica”. Durante sua apresentação, a juíza apresentou projetos desenvolvidos pelo Poder Judiciário Tocantinense, como o “Círculos restaurativos para prevenção de conflitos envolvendo povos indígenas”; o “Grupo reflexivo: homem consciente”; e o “Grupo de mulheres vítimas de violência doméstica – profissionalizar e acolher”.

Em relação ao projeto “Grupo reflexivo: homem consciente”, a juíza ressaltou sua importância em um cenário de violência doméstica, demonstrando que o objetivo é fazer com que o homem reflita sobre seus atos e suas consequências para a sociedade e à sua família.

“O projeto busca promover um espaço de escuta compartilhada, troca de experiências e discussão sobre igualdade de gênero. Com uma rede de apoio consistente, que envolve o Tribunal de Justiça, o Nupemec e a Esmat, o projeto foi implantado, em 2021, durante o período de pandemia, e se mostra uma alternativa para criar um comportamento assertivo diante de situações de estresse”, disse.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima