Na data em que se comemora o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), meio de comunicação utilizado pelas comunidades surdas no País, a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT) inaugura a plataforma digital suíte VLibras. A plataforma, de acesso gratuito e com conteúdo livre, incorpora ao portal da Escola ferramentas de inclusão e acessibilidade.
Desenvolvido pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o projeto Suíte VLibras é um conjunto de ferramentas de tradução automática de conteúdos digitais para Libras que ampliará o acesso de pessoas com deficiência auditiva às informações disponíveis por meio de recursos computacionais (internet, e-mail, documentos diversos, aplicativos, livros digitais etc.).
No VLibras, os sinais (movimentos) realizados por intérpretes humanos são captados em vídeo e digitalizados para criar um dicionário de sinais interpretados por meio de um avatar tridimensional (figura virtual semelhante fisicamente a um ser humano), com as seguintes vantagens em relação a ferramentas similares comercializadas no Brasil: por ser um aplicativo de código aberto e livre distribuição.
O projeto não tem fins lucrativos e prevê um modelo gratuito, livre e colaborativo no estilo da Wikipédia e do Google Tradutor, pelo qual intérpretes de Libras e pessoas surdas poderão participar ativamente do processo de construção do dicionário, enviando sugestões e críticas para melhorar a qualidade da tradução automática.
Para obter mais informações sobre as funcionalidades, acesse: VLIBRAS PORTAL
*Com informações do site da Câmara Federal.
Ascom Esmat