Desembargador Marco Villas Boas recebe título de cidadania tocantinense em sessão solene

O diretor geral da Esmat, desembargador Marco Villas Boas, recebeu, na manhã desta terça-feira(4/12), o título de cidadão tocantinense em sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins.

Após receber o título das mãos da presidente da Casa, deputada Luana Ribeiro, o desembargador discursou representando todos os homenageados. “Esta solenidade é singela e significativa. Ao receber a relação dos homenageados e a cada leitura destes nomes vieram sentimentos e lembranças de tudo o que realizamos juntos em prol da implantação e desenvolvimento deste Estado, desde os seus primeiros dias, e me veio à mente a máxima Pauliana de fé, esperança e caridade, e com a sua observação de que o mais importante é a caridade. Ela implica amor, solidariedade, aproximação, aconchego, irmandade, inclusão, sentimento de comunidade, de ideias comuns de desejos comuns e de uma busca de ideais que são muito preciosos a todos e, por isso, devem ser valorizados. É realmente uma grande honra e um privilégio receber este título no momento em que o Tocantins comemora os seus 30 anos. Faço uma menção especial, um gesto em homenagem ao propositor de meu título, o deputado Raimundo Moreira, que sempre foi uma pessoa querida de quem guardo grandes lembranças. É sempre uma referência ética e moral que deve nos inspirar na vida pública. Deixo minha homenagem também ao Parlamento. É aqui nesta casa de Leis onde verdadeiramente acontece a construção do processo democrático”.

Para a presidente da Casa, deputada Luana Ribeiro (PSDB), a indicação observou critérios como a contribuição ao Estado e o legado de ações sociais, políticas, religiosas, administrativas e empresariais.

“Homens e mulheres vindos de várias regiões do Brasil, que escolheram o Tocantins para viver e contribuir com o seu trabalho e projetos. Cidadãos marcados na história do Tocantins que ajudaram a construir um Estado forte,” destacou a presidente da Casa.

Foram 34 autoridades homenageadas nesta manhã.

A diretora executiva da Esmat, Ana Beatriz Pretto, prestigiou a solenidade ao lado dos servidores da Escola Superior da Magistratura Tocantinense.

Currículo

Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins. Mestre em Direito Constitucional, pela Universidade de Lisboa. Doutorando em Ciências Jurídico-Políticas, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL). É membro da Academia Tocantinense de Letras. Foi um dos fundadores do curso de Direito da Fundação Universidade do Tocantins. Presidiu o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, no biênio 2003-2005. Presidiu o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), no biênio 2011-2013, e o Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (COPTREL). Exerceu o cargo de vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, biênios 2005-2007; 2013-2015; e presidiu o Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil. Atualmente é presidente do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (COPEDEM); diretor geral da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT); e presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO). Autor de vários artigos, com destaque para: Proteção Ambiental das Reservas Indígenas; A cláusula de Barreira no Direito Brasileiro; Orçamento Participativo no Poder Judiciário: uma perspectiva de democratização da justiça.

{flickr set=72157676355789868 photo=8}


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.