Livros

Dúvidas Frequentes

  1. Não trabalho no Poder Judiciário. Posso estudar na Biblioteca?

Sim. A Biblioteca é aberta ao público. Qualquer pessoa pode estudar em suas dependências durante o horário de funcionamento, das 12 às 18 horas. 

  1. Quem pode levar materiais emprestados?

Os(As) usuários(as) internos(as): magistrados(as), servidores(as), estagiários(as) do Poder Judiciário Tocantinense; alunos(as) da Esmat somente durante o período do curso. 

  1. Como devo proceder para me cadastrar na Biblioteca?

Dirija-se à Biblioteca com documento de identificação pessoal, com foto. Magistrados(as), servidores(as) e estagiários(as) deverão informar sua matrícula. Alunos(as) da Escola (sem vínculo com o Poder Judiciário) deverão apresentar comprovante de matrícula. 

  1. O que se pode levar emprestado?

Usuários(as) internos(as) podem levar até 5 livros* e 5 periódicos.

*Dicionários, enciclopédias e obras raras podem ser utilizados somente na Biblioteca. 

  1. Por quanto tempo é o empréstimo?

O empréstimo é por 15 dias corridos, podendo ser renovado pelo mesmo prazo até 3 vezes. 

  1. Como renovar um livro?

A renovação pode ser solicitada pessoalmente na Biblioteca ou por telefone. 

  1. E se o(a) usuário(a) esquecer-se de devolver?

Ele(a)  ficará suspenso(a) por período equivalente ao tempo de atraso na devolução. O prazo de suspensão se inicia quando o material é devolvido. Itens em atraso bloqueiam qualquer tipo de empréstimo no sistema. 

  1. É possível reservar algum livro?

Sim, basta solicitar à Biblioteca pessoalmente, por telefone ou na página de consultas do acervo online. Nos resultados da pesquisa, abaixo da descrição de uma obra emprestada, haverá a opção “Reserva”, que exigirá matrícula e senha do(a) usuário(a) na Biblioteca.
As reservas são registradas no sistema da Biblioteca. Assim, reservam-se apenas os materiais emprestados a outros(as) usuários(as). O item reservado ficará, por 24 horas, disponível para empréstimo somente àquele(a) que o reservou. 

  1. Como localizo um livro na estante?

Ao consultar o catálogo online, deve-se anotar o número de localização do item.
Exemplo: 347.6 O47c 2012. Este número está na etiqueta na lombada do livro e constitui-se da seguinte forma: 347.6 = Classificação do assunto (Direito de Família)

O47c = notação de autor, composta pela inicial do sobrenome do autor + número do autor + inicial do titulo do livro. (O Oliveira, José + 47 + c Curso de Direito de Família.).

2012 = ano do livro

Portanto, para encontrar o livro procurado, deve-se localizar primeiro a classificação do assunto e em seguida a notação de autor. Caso não consiga encontrar o livro que procura, peça ajuda aos(às) servidores(as) da Biblioteca. 

  1. Encontrei a obra no catálogo online. Como saber se está disponível?
    Abaixo da descrição de cada obra nos resultados da pesquisa, há a opção “Exemplares”, que informa a disponibilidade do material, datas de empréstimo e devolução e o número do exemplar. 
  1. Posso comer e beber na Biblioteca?

Não é permitido. O consumo de alimentos e bebidas no interior da biblioteca pode acarretar danos aos livros utilizados. Como patrimônio público, todos(as) devem zelar por eles. Em caso de danos ocasionados por alimentos e bebidas, o(a) usuário(a) ficará responsável pela substituição do bem danificado. 

  1. Perdi um livro. O que eu faço?

Procure a Biblioteca imediatamente e comunique a perda antes do vencimento do prazo para devolução, a fim de evitar penalidades. Será necessária a reposição do item perdido (mesma edição ou a mais recente) em até 30 dias. Caso a edição esteja esgotada, indicaremos um similar para a reposição.

Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima